Apaixonante e divertida. Esta é a Bahia! Acolhedora e especial nos mínimos detalhes, é capaz de roubar até mais endurecidos corações com todo o seu charme e beleza. Os moradores sabem como ninguém receber bem e fazer com que os visitantes se sintam em casa. Para que você saiba como é se sentir acolhido e feliz na Bahia, separamos seis motivos para conhecer esse estado maravilhoso! Confira:
Gastronomia
O dendê vindo da África empresta seu sabor peculiar ao azeite que dá gosto às moquecas, mariscadas, caruru, acarajé e abará. Acompanhados da tradicional caipirinha ou da refrescante água de coco, os pratos presenteiam os olhos, seduzem o olfato e se desmancham ao paladar. É de dar “água na boca”. A Bahia é uma festa de cores e sabores. Às receitas milenares de tribos indígenas e à rusticidade improvisada nas senzalas dos escravos africanos, somou-se a fineza e o requinte da cozinha real portuguesa.
Cultura
Pátria da diversidade cultural, a Bahia apresenta o seu tabuleiro de roteiros turísticos e viagens por dentro da História do Brasil. De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, o estado se abre em um verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar a Bahia em toda a sua graça e poesia.
Belezas naturais
A Bahia é também palco de cenários de rara beleza, onde a natureza reina absoluta e agracia os visitantes com todo o seu encanto; um verdadeiro toque dos deuses no Nordeste brasileiro. De norte a sul e de leste a oeste, a paisagem transforma a região em um lugar especial.
Praias paradisíacas
São mais de 900 quilômetros de praias, dos quais 75 deles estão situados em Salvador. O clima é ameno e bastante ensolarado o ano todo. Há inúmeros barzinhos por todos os bairros e sempre há alguma festa com ambiente musical em algum canto da cidade.
Festas
O estado é uma festa o ano todo. Os festejos populares se sucedem, concentrados no Verão, mas se estendendo por todo o ano, incluindo as festas juninas. As manifestações folclóricas, de diversas origens se proliferam com exibições ao ar livre de capoeira, maculelê e samba-de-roda. Milhares de pessoas vão às ruas celebrar os santos padroeiros. Além de popular, essas festas se caracterizam pelo sincretismo religioso e pela mistura de elementos sagrados e profanos.
Baianos
O povo da Bahia é fruto da miscigenação do índio nativo, do europeu e do africano. Somos um povo mestiço de características singulares expressas na cultura e na religiosidade. O baiano é, por natureza e excelência, hospitaleiro, acolhedor, simpático e festeiro.
Texto por: Andressa Volpini e Turismo da Bahia
Foto destaque: Tereza Torres/Setur