Portugal desempenhou um papel de muita importância na conquista e expansão de seu povo, influenciando também na cultura e arquitetura, e toda essa história ficou registrada nas cidades deste belo país.
A Cidadania Já escolheu 6 pontos de grande destaque que merecem uma visita e uma experiência única. Confira:
Monsaraz, Évora
Aqui, é possível ter uma boa noção de como era a Idade Média em Portugal. A cidade está posicionada como guarda da entrada do Rio Guadiana, o maior da Península. Com estreitas ruas pavimentadas, é possível conhecer antigas construções, tabernas e casas novas, com destaque para o grande castelo, de onde é possível avistar a Espanha.
Parque Nacional Peneda-Gerês
Próximo a fronteira norte do país, esse é o lugar perfeito para quem gosta de natureza. Declarado em 1971 como santuário ambiental, a reserva abriga o Lobo Ibérico, lagos azuis-turquesa, montanhas verdes e sítios arqueológicos da Idade do Bronze. Os passeios são conduzidos por guias do parque.
Centro histórico de Porto, Porto
Essa é uma ótima opção se você tem poucos dias em Porto. Considerado um dos lugares mais autênticos e tradicionais de Portugal, é um antigo centro de comércio, com uma indústria de vinho em expansão. Aproveite para degustar o vinho, caminhar pelas ruas sinuosas e note como os prédios históricos se misturam com os novos.
Palácio Nacional da Pena, Sintra
Em uma rocha escarpada bem alta, o segundo ponto mais alto da Serra de Sintra, fica o Palácio da Pena. Ele já foi um convento e depois de adquirido pelo Rei D. Ferdinando II, que colocou as abóbadas atuais e mais tarde foi construída a muralha que cerca todo o complexo. Sintra fica cerca de meia hora de Lisboa, por isso o seu passeio é indispensável.
Santuário da Penha, Guimarães
Além de símbolo de fé, este é um monumento de beleza única por sua arquitetura. O Arquiteto Marques da Silva, realizador do projeto, desejou criar uma construção particular para ocupar um ponto especial, que levasse as pessoas para o alto e que pudessem desse modo admirar a natureza.
Torre de Belém, Lisboa
Este é um dos monumentos mais tradicionais da cidade, sua arquitetura, as decorações e brasões das armas de Portugal. Construída para ser um ponto de defesa da cidade, substituindo uma embarcação de artilharia ancorada no rio Tejo, sendo usada mais tarde como masmorra.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ KavalenkavaVolha