Os maias foram uma das principais civilizações pré-colombianas e formaram uma sociedade dinâmica, com conhecimentos extensos da matemática e arquitetura à astronomia. Seu domínio se estendeu por territórios que hoje formam a América Central e pela Península de Yucatán, a ponta caribenha do México, cuja porta de entrada é Cancún. Alguns dos maiores sítios arqueológicos com ruínas e pirâmides dessa civilização estão em terras mexicanas.
Chichén Itzá
Patrimônio Mundial e uma das “7 Maravilhas do Mundo Moderno”, Chichén Itzá é o mais famoso sítio arqueológico maia. São 6,5 km² de construções incríveis, como a Pirâmide de Kukulkán e o Cenote Sagrado.
Tulum
O que torna o cenário de Tulum ainda mais surpreendente é o fato de estar às margens de uma praia. Antiga fortaleza maia, sua principal construção é “O Castelo”, localizado na beira de uma encosta rochosa, de frente para o mar.
Cobá
Em Cobá fica a mais alta pirâmide maia do México, Nohuch Mul – é possível escalar os degraus até seu topo. No auge dessa civilização, Cobá chegou a ter cerca de 50 mil habitantes.
Uxmal
Uxmal se diferencia de outros sítios arqueológicos maias por suas pedras rosadas, pela Pirâmide do Adivinho, uma construção com paredes arredondadas, e pelos mosaicos geométricos detalhados.
Calakmul
As ruínas de Calakmul ficam em meio à maior floresta tropical do México. Por lá, existem mais de seis mil antigas estruturas maias, entre altas pirâmides e pequenas residências, que pertenciam a essa que foi uma poderosa cidade há muitos séculos atrás.
Edzná
Com construções maias ao longo de dois quilômetros, Edzná tem como destaque a Pirâmide dos Cinco Níveis, com 31 metros de altura. Edzná foi uma cidade muito desenvolvida, com cerca de 70 mil habitantes e uma complexa rede de canais para comércio e defesa.
Mais informações em: visitmexico.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Gizelka