Para quem gosta de visitar castelos e palácios, não há lugar melhor no mundo do que o Vale do Loire. A região compreende cerca de 300 dessas majestosas e belas construções, onde a corte da França viveu entre os séculos X e XVIII. Os castelos mais famosos se concentram no entorno das cidades de Tours e Blois, a 170 km a sudoeste de Paris. Não dá para visitar todos em uma viagem, por isso, selecionamos aqueles que não podem faltar no seu roteiro.
Cheverny
Um palácio da nobreza, Cheverny mantém sua decoração interior muito bem preservada, com móveis originais dos séculos passados. A propriedade possui ainda uma floresta, que pode ser visitada em um passeio de barco. Há quatro jardins temáticos, inclusive um com mais de cem mil tulipas que florescem em abril. O castelo serviu de inspiração para a residência do Capitão Haddock, dos quadrinhos do Tintin. Por isso, há uma exposição fixa sobre as histórias de Tintin, de Hergé.
Mais informações em: chateau-cheverny.fr
Chambord
Construído no século XVI, possui um estilo que combina o medieval francês com a Renascença italiana. Possui um pátio central cercado por diferentes alas e quatro torres, aposentos mobiliados de diferentes épocas, além da famosa escada de dupla hélice, que remete aos trabalhos de Leonardo da Vinci. O domínio de Chambord abriga a maior floresta murada do Europa, com 54 km².
Mais informações em: chambord.org
Chenonceau
Conhecido como o “Castelo das Damas”, foi construído em 1513 por Katherine Briçonnet e manteve-se sob o cuidado de mulheres da nobreza ao longo de sua história. O castelo foi erguido dentro do Rio Le Cher e, em sua base, há arcadas por onde a água passa. Há uma coleção de pinturas de grandes artistas e raras tapeçarias. A seu redor, existe uma série de belos jardins, no estilo de Versalhes.
Mais informações em: chenonceau.com
Blois
Localizado no centro da cidade de Blois, esse castelo, por onde passaram sete reis e dez rainhas, possui quatro alas que representam a arquitetura francesa do século XIII ao XVII, belos jardins e um acervo com 35 mil obras de arte. É possível conhecer os quartos do rei e da rainha. De abril a setembro, acontece todas as noites um espetáculo que conta a história da realeza na França, com efeitos sonoros e projeções na fachada do castelo.
Mais informações em: chateaudeblois.fr
Amboise
Às margens do Rio Loire, no centro de Amboise, o castelo é repleto de história e cercado por muralhas e se ergue acima da cidade. É possível visitar as torres e passagens subterrâneas labirínticas da fortaleza medieval. Leonardo da Vinci faleceu em 1519 em Amboise e seu túmulo está dentro desse castelo, na capela de Saint-Hubert.
Mais informações em: chateau-amboise.com
Villandry
Construído durante a Renascença, em 1532, o Castelo de Villandry é um belo exemplo de arquitetura da época. Mas o que mais impressiona ali são os jardins, que se espalham pela enorme propriedade do castelo. O paisagismo foi todo elaborado em padrões geométricos, formando desenhos incríveis quando vistos de cima. Há um grande lago artificial, labirintos, flores, estátuas e muito mais.
Mais informações em: chateauvillandry.fr
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / JoseIgnacioSoto