Muitas vezes, os destinos tão desejados por nós aparecem na telinha para nos encantar e servir como pano de fundo das novelas. Em diversas tramas, as belezas brasileiras são apresentadas com destaque. Do Monte Roraima ao Pantanal, veja 5 destinos nacionais que fizeram participação nas novelas.
Monte Roraima, Império
A novela do Comendador girou basicamente em torno de seus diamantes e sua fixação pelo Monte Roraima. O monte Roraima é uma montanha localizada na América do Sul, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Constitui um tepui, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do planalto das Guianas. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés.
Ilhéus, Gabriela
O lugar foi cenário e inspiração para criação de diversos personagens da obra – adaptada de Jorge Amado. O escritor, inclusive, chamada Ilhéus de “Princesinha do sul, terra de encantos e magias”. Na tv, Gabriela contou com duas versões que, entre outros lugares, eternizou o famoso Bataclan.
Mangue Seco, Tieta
Mangue-Seco é uma pequena vila de pescadores em Jandaíra, município brasileiro do estado da Bahia, é a última praia no extremo norte do litoral baiano, fazendo fronteira com o estado de Sergipe. A beleza do local foi bem retratada na novela Tieta, inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado.
Fernando de Noronha, Sete Vidas
A belezas de Noronha sempre ganham destaque na telinha. Na novela Sete Vidas, locações como a Praia do Leão e o Mirante dos Golfinhos foram as escolhidas para cenário. Além das praias, a vida marinha do destino também é bastante explorada em cena.
Pantanal, Pantanal
Exibida em 1990, a novela Pantanal ficou na memória dos brasileiros por suas cenas de natureza filmadas numa das regiões mais selvagens do Brasil. Maior planície de inundação contínua do mundo, o Pantanal tem uma imensa biodiversidade que atrai turistas do Brasil e do mundo para o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ filipefrazao