Apesar de ser o segundo menor estado do Brasil em área, Alagoas reúne uma série de destinos turísticos incríveis. Não só abriga praias que muitas vezes são comparadas ao Caribe pelo mar turquesa e areias brancas, mas também concentra cidades históricas. Conheça um pouco desse belíssimo estado brasileiro:
Maceió
Uma viagem a Alagoas não está completa sem alguns dias em Maceió. Entre as capitais à beira-mar do Brasil, Maceió tem algumas das melhores praias, como Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara – todas com uma orla bem arborizada, calçadão e ciclovia. Nesta última, você pode curtir um dos principais passeios em Maceió: as jangadas que seguem até as piscinas naturais. Pajuçara também tem uma ótima feirinha de artesanato.
Adquirir um pacote de viagem para Maceió é uma ótima opção para conhecer Alagoas. A partir da capital, você pode visitar outras praias próximas, como a do Francês, a do Gunga, Paripueira e Ipioca, ou então os outros destinos listados abaixo.
São Miguel dos Milagres
Na famosa Costa dos Corais, São Miguel dos Milagres é um pequeno pedaço do paraíso. A 60 km de Maceió, esse destino é conhecido pela tranquilidade, pelo charme rústico e pelas praias de mar cristalino e água morna. Os corais formam grandes piscinas naturais perfeitas para um mergulho. A cidade encanta pela simplicidade, sem grandes redes hoteleiras ou de restaurantes.
Maragogi
Ainda mais ao norte de Alagoas, Maragogi tem um mar calmo e azul turquesa, praias de areia branca e extensos coqueirais. Para completar, há os recifes de corais e as Galés de Maragogi a poucos quilômetros da costa. Na maré baixa, aparecem piscinas naturais rasas e repletas de animais marinhos.
Barra de São Miguel
A pequena Barra de São Miguel fica ao sul de Maceió, a apenas 35 km de distância. A praia do destino é protegida por uma extensa barreira de corais, formando uma enorme piscina natural de água salgada na maré baixa.
Marechal Deodoro
Antiga capital de Alagoas, Marechal Deodoro é um dos destinos históricos do estado. Há um acervo bem preservado de construções coloniais, de casas a igrejas, sendo parte desse rico patrimônio tombado. Além do centro histórico, Marechal Deodoro tem uma linda faixa litorânea, com destaque para a Praia do Francês.
Penedo
Penedo não está no litoral, mas sim às margens do Rio São Francisco. Seu lindo centro histórico possui um amplo patrimônio histórico, com casarões coloridos, igrejas barrocas e outras construções dos séculos XVII e XVIII. Além de passear a pé pelo centro, aproveite para fazer um passeio de barco até a foz do São Francisco.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Cristian Lourenço