O Brasil tem fama internacional em vários assuntos, inclusive no turismo de aventura. Durante a conferência Adventure Elevate, ocorrida no Canadá e organizada pela ATTA (Adventure Travel Trade Association), o país apresentou a grande oferta de ecoturismo que atrai tantos estrangeiros para o Brasil. Entre os dias 13 e 15 de março, o Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a Amazonastur mostraram os destinos de ecoturismo disponíveis em terras brasileiras, principalmente aqueles situados no Amazonas.
De acordo com a pesquisa Demanda Turística Internacional, feita pelo Ministério do Turismo, em 2016, com motivação de lazer, 17% dos estrangeiros viajaram para o Brasil com o intuito de desfrutar do ecoturismo e do turismo de aventura.
“Em busca de experiências autênticas, o turista que procura o segmento de ecoturismo e turismo de aventura quer vivenciar diferentes destinos e atrativos que apresentam opções de experiências de aventura. O Brasil é considerado pelo Fórum Econômico Mundial o país com maior potencial turístico em recursos naturais, por isso, é fundamental mostrar o que temos de melhor nos mercados internacionais”, disse o presidente do Embratur, Vinicius Lummertz, na ocasião.
A conferência Adventure Elevate reúne operadores de turismo especializados em turismo de aventura e ecoturismo, além da mídia que cobre especificamente esse assunto. Muitas das empresas presentes são norte-americanas.
Destinos para visitar
Chapadas, rios, praias paradisíacas e uma rica biodiversidade de fauna e flora. Essas são apenas algumas das características que você pode encontrar em destinos de ecoturismo e turismo de aventura no Brasil. Se você deseja aproveitar toda essa oferta, selecionamos alguns desses lugares que você pode visitar sem medo e ter uma experiência inesquecível. Confira:
1 – Bonito (MS)
No ano de 2017, a cidade situada no Mato Grosso do Sul ganhou o título de melhor destino de ecoturismo do Brasil pela revista Viagem & Turismo pela 14ª vez. Doze dessas vitórias foram consecutivas, o que já mostra de cara a importância do destino. Paisagens formadas por animais como araras, tucanos, peixes diversos e uma natureza preservada. As principais atividades que podem ser realizadas são trilhas, cavalgadas, mountain biking, arvorismo, rapel, rafting e mergulho.
2 – Selva Amazônica (AM)
Esse destino reserva muitas aventuras e é indicado para quem realmente quer explorar a natureza. Aqui, você pode conhecer a mata, observar diversos animais como jacarés, macacos e aves, além de visitar comunidades e aldeias da região. Com certeza, você vai voltar outra pessoa depois dessa viagem.
3 – Chapada dos Guimarães (MT)
Cavernas, grutas e quedas d’água formam a paisagem desse município, que é conhecido pela biodiversidade e pelos atrativos naturais da região. É refúgio para mais de 200 espécies – entre elas, antas, capivaras, lobos-guará, tamanduás-bandeira, morcegos e marsupiais. Para preservar toda essa fauna e flora, foi criado, em 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O parque preserva o ecossistema e os sítios arqueológicos existentes.
4 – Chapada Diamantina (BA)
Quer unir relevância histórica, ecoturismo e turismo de aventura no mesmo lugar? Então, a Chapada Diamantina, na Bahia, é o destino ideal para você. O lugar é dotado de cenários deslumbrantes compostos por cavernas, cachoeiras e muita natureza. É por isso que, além de praticar atividades de aventura, como o espeleoturismo (exploração de cavernas), você ainda desfruta da natureza do local, que também possui atrações históricas e culturais da época em que o Brasil extraía ouro e diamante, como as ruínas do garimpo de Igatu e o Museu Vivo do Garimpo.
5 – Jericoacoara (CE)
Jeri, como é carinhosamente apelidada, tem uma característica peculiar. Embora já tenha ganhado uma certa projeção nacional, o destino continua sendo extremamente tranquilo e rústico. Para se ter uma ideia, a iluminação de hotéis e estabelecimentos comerciais não é feita por postes elétricos, e sim por um sistema subterrâneo de energia. A praia é um verdadeiro paraíso natural, com um mar que apresenta uma tonalidade verde-azulada. O local ainda se destaca pelo turismo de aventura – é possível fazer passeios de buggy e praticar kite e windsurfe.
Como se preparar para uma viagem de ecoturismo
Curtir um estilo de vida mais simples em meio a cachoeiras, cavernas e praias tranquilas pode ser uma boa experiência, mas requer alguns cuidados. Antes de começar a arrumar os seus pertences, pense no tipo de mala que você pretende levar. O mais recomendado é um mochilão, que são aquelas mochilas grandes e resistentes. Como o chão desses locais pode ser repleto de pedregulhos e terra, arrastar uma mala de rodinha ou levar apenas em um braço uma mala pode ser desconfortável.
É muito importante que a mochila tenha uma barrigueira. Esse item é um cinto que fecha na cintura e alivia o peso nas costas, distribuindo-o para a cintura e as pernas. Lanterna, protetor solar e um kit básico de primeiros socorros são alguns itens que você não pode deixar de levar.
Texto por: Agência com edição