Ícone do site Qual Viagem

6 curiosidades sobre a Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira, território português localizado em meio ao Oceano Atlântico, é um destino turístico inesquecível, com belas paisagens naturais, gastronomia deliciosa e hotéis de altíssima qualidade. Sua localização em meio ao Oceano Atlântico lhe confere diversas curiosidade e peculiaridades. Confira algumas delas.

Madeira é um arquipélago

Foto por André Carvalho

O que chamamos de ‘Ilha da Madeira‘ é, na verdade, a ilha principal de um arquipélago. Além dela, o arquipélago conta com a Ilha de Porto Santo, também habitada, e diversas ilhas e ilhotas com muitas belezas. Estas ilhas menores são divididas em dois grupos: Desertas e Selvagens. As Desertas são formadas por três ilhas desabitadas: Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio; e as Selvagens são compostas por duas ilhas principais e várias ilhotas de origem vulcânica, também desabitadas.

Detém o título de melhor destino insular do mundo

Foto por André Carvalho

Pelo oitavo ano consecutivo, a Ilha da Madeira foi reconhecida com o título de ‘Melhor Destino Insular do Mundo’ pelos World Travel Awards, os mais importantes prêmios da indústria do turismo. Neste ano, a Madeira concorreu ao prêmio com outros 22 destinos de todos os continentes. O prêmio reforça o posicionamento internacional do destino.

Produz um dos vinhos mais famosos do mundo

Foto por Turismo da Madeira

À primeira vista, a Madeira não parece o lugar ideal para produzir vinhos, já que possui um terreno montanhoso. Mas os portugueses que chegaram primeiro à ilha se arriscaram, muitas vezes cultivando as uvas em lugares de difícil acesso, e acabaram criando uma das bebidas mais famosas do mundo: o vinho Madeira. E é incrível prová-lo em uma harmonização com a gastronomia local.

Preserva uma floresta de 20 milhões de anos

Foto por André Carvalho

A Floresta Laurissilva cobre 20% do território madeirense, sendo considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. Esta floresta úmida subtropical possui um ecossistema riquíssimo formado por árvores da família das lauráceas que são frondosas e imponentes, como o loureiro, o til, o barbusano e o vinhático. Complementando o visual grandioso, espalham-se pela floresta orquídeas da serra, gerânios cor-de-rosa e os belíssimos massarocos, que colorem partes do cenário de violeta.

Possui canais de irrigação do século 16

Foto por Francisco Correia

As levadas são, basicamente, canais de irrigação que levam água da parte norte do destino, onde é mais abundante, para a região sul. Elas começaram a ser construídas há mais de 400 anos e hoje somam mais de 200 levadas ao longo de cerca de 3 mil quilômetros. O que os madeirenses do século 16 não poderiam imaginar é que esses estreitos canais acabariam se tornando uma das principais atrações turísticas do destino, uma vez que se enveredam pelos mais belos cenários locais. É impossível não se espantar com toda a beleza de vales, rochedos, flores, riachos e a luz do sol entrando por entre a folhagem das árvores.

Foi lá que nasceu Cristiano Ronaldo

Foto por Turismo da Madeira

Cristiano Ronaldo, craque da seleção portuguesa e premiado cinco vezes pela FIFA como melhor jogador do mundo, é natural de Funchal, capital da Madeira. Ele deixou a terra natal há muito tempo, mas mantém uma relação próxima com o local. Há diversas homenagens a ele por lá: o principal aeroporto do arquipélago leva seu nome; o Museu CR7 reúne prêmios, camisas, chuteiras, fotos e outras recordações da carreira do jogador; e há também um hotel temático, o Hotel Pestana CR7 Funchal.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por: André Carvalho

Comentários

Sair da versão mobile