Ícone do site Qual Viagem

6 coisas para fazer em Pipa, o badalado destino potiguar

Localizada em Tibau do Sul, a 85 quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte, Pipa é um daqueles destinos que já entraram no ranking dos mais badalados do Brasil.

Descoberto para o turismo há algumas décadas como uma vila de pescadores perfeita para os hippies e surfistas, hoje o lugar busca equilibrar o agito da noite com a preservação de suas riquezas naturais.

O cenário, composto por dunas e falésias em perfeita harmonia com o verde da Mata Atlântica, é ideal para curtir os muitos dias de sol que acontecem a cada ano. Enquanto a estrutura da vila, apinhada de restaurantes, bares, baladas, pousadas, hostels e lojinhas, complementa o passeio noturno.

Para quem está buscando coisas para fazer em Pipa, nós selecionamos seis atrativos que são imperdíveis por lá. Confira:

Fazer um passeio de quadriciclo

Os passeios de quadriciclo estão entre os atrativos mais famosos de Pipa e são realmente uma ótima opção para conhecer as belezas naturais da região de uma só vez. Em um roteiro quem vai de Pipa a Sibaúma, o visitante percorre trechos acima das falésias sedimentares, tendo vistas incríveis de praias como a do Amor e das Minas, podendo apreciar o mar azul-esverdeado e até o encontro das águas doces e salgados no rio Catú.

A Brave Adventure faz um circuito de cerca de duas horas, com paradas para foto e, ao final, para curtir a praia de Sibaúma. Não há mínimo de pessoas para a saída.

Informações: instagram.com/braveadventuretour/

Caminhar nas trilhas no Santuário Ecológico

Criado no final dos anos 1970 pelo inglês Charles Capelle, o Santuário Ecológico de Pipa é uma reserva de Mata Atlântica com 18 hectares que abre parte de sua área para trilhas ecológicas. Ao total, são 12 trilhas de diferentes níveis e tamanhos, que percorrem não só a mata preservada, como também mirantes e paradas de onde se podem observar tartarugas, a Baía dos Golfinhos e a Praia do Madeiro.

As trilhas são autoguiadas, porém, para se ter uma experiência completa – incluindo a maior trilha, de 1,5 quilômetro, que termina com passeio de caiaque no Madeiro – vale a pena buscar uma agência como a Trieb Club.

Informações: instagram.com/triebclub/

Conhecer as praias famosas

Com bons ventos e boas ondas, as praias de Pipa são bastante indicadas para os praticantes de esportes, como surfe e kitesurfe. Mas também agradam famílias e casais em busca de águas claras, areia fininha e tranquilidade.

Algumas das praias mais famosas são: a do Amor, com faixa de areia dourada, falésias, e na maré baixa ótimas piscinas naturais; a das Minas, considerada a mais deserta da vila, e onde acontece a desova das tartarugas marinhas; a do Centro, a mais agitada, de onde saem os principais passeios de barco da região; e a de Sibaúma, com águas claras e piscinas naturais.

Apreciar o pôr do sol

Os finais de tarde são bastante especiais em Pipa. Nesse momento as pessoas retornam das praias e dos passeios de barco, portanto, é quando a vila começa a ganhar vida. Inclusive, quem passa pelas ruazinhas do centro de manhã e à noite consegue notar uma grande diferença, tanto de movimento, quanto de serviços abertos.

E, para coroar a chegada da noite, nada melhor do que observar o sol se pondo emoldura mar. Uma dica é o Mirante Sunset Bar, que funciona como um teatro ao ar livre, de onde todo dia um público privilegiado tem a oportunidade de assistir a um dos mais incríveis espetáculos naturais do litoral sul potiguar: o pôr do sol da Pipa.

O lugar é uma espécie de bar e balada que fica no topo do morro reflorestado de Mata Atlântica em frente à Praia do Centro. Uma boa pedida para começar a noite!

Informações: mirantesunsetbar.com.br/

Explorar a rica gastronomia

Apesar de Natal ser a capital do camarão, a iguaria também tem vez na vizinha Pipa. Aliás, não só ele como todos os frutos do mar, que chegam fresquinhos com os pescadores e vão direto para a cozinha de boa parte dos restaurantes da vila.

Mas ali, graças à uma influência argentina bastante forte – não só os turistas Hermanos invadiram o destino, como também trabalhadores que chegaram para curtir as ondas e acabaram ficando por lá – vê-se muitas casas de carnes empanadas e crepes.

Além disso, as ruazinhas principais da vila contam com uma variedade enorme de restaurantes que atendem a todos os tipos de público: dos que querem economizar aos que estão dispostos a passar por toda uma experiência gastronômica e estender a noite nas baladinhas locais.

Entre as nossas dicas estão o Camurim Pipa ( instagram.com/camurimpipa/), situado no Hotel Marlins, e o Exótica Boutique Hotel e Restaurante (exoticaboutiquehotel.com.br/).

Hospedar-se no Kilombo Villas

Pipa também conta com uma variedade de opções de hospedagem que atendem a todos os gostos, porém, quem busca exclusividade e sossego tem endereço certo: o Kilombo Villas. Situado na praia de Sibaúma, a cerca de sete quilômetros do centrinho, o hotel é um refúgio para casais e famílias que desejam curtir toda as belezas naturais da região, mas longe do agito.

O empreendimento conta com apenas dez villas e suítes, todas integradas à natureza que o cerca, com arquitetura e decoração que privilegiam os aspectos naturais, e com uma vista espetacular da praia do alto da falésia. Sua estrutura ainda reúne piscina, bangalôs, balanço e o recém-inaugurado espaço Folhas Sagradas.

Além disso, o Kilombo Villas oferece serviços focados na experiência do hóspede, desde a sua chegada, com concierge e grupo de WhatsApp para atender às necessidades da acomodação; e também uma gastronomia diferenciada, no Restaurante Kibo, que traz uma culinária brasileira com toque mediterrâneos e asiáticos, com destaque para os produtos locais sempre frescos, como peixe e camarão.

Informações: kilombovillas.com

Texto e fotos por: Eliria Buso. A jornalista viajou a convite do Kilombo Villas e contou com apoio da Preserve Pipa.

Comentários

Sair da versão mobile