Uma das grandes vantagens de visitar a Europa é poder conhecer diversas cidades interessantes em uma mesma viagem, já que as distâncias entre destinos turísticos costumam ser mais curtas. Muitas capitais europeias são rodeadas por cidades menores que valem a visita, principalmente se for um passeio bate e volta. Abaixo, saiba o que conhecer nos arredores de Madri:
Toledo
Com mais de dois mil anos de história, Toledo é um dos destinos mais populares no entorno de Madri e fica a apenas 70 km da capital espanhola. Em seu conjunto arquitetônico é visível um fato curioso de seu passado: ali conviveram em harmonia cristãos, judeus e muçulmanos. Entre as tortuosas ruas medievais, há igrejas, mesquitas, sinagogas e um castelo mouro, o Alcázar de Toledo.
Segóvia
Localizada a 90 km de Madri, Segóvia também sofreu a influência de diferentes culturas. Além do Alcázar do século XI e da catedral gótica do século XVI, chama a atenção o Aqueduto Romano, construído há mais de dois mil anos e ainda muito bem preservado. Ele possui duas fileiras de arcos e mais de 800 metros de extensão.
Ávila
Ávila, a 100 km de Madri, também se destaca por uma construção antiga. Trata-se de sua muralha medieval, que cerca o centro histórico com seus 2,5 km de extensão e mais de 80 torres. Além do tamanho, o que impressiona é o grau de conservação da muralha, que se manteve praticamente intacta desde o século XI.
San Lorenzo
A pequena San Lorenzo de El Escorial é conhecida por seu grande monastério. É uma construção de enormes dimensões e de grande beleza arquitetônica, que ainda guarda uma igreja, um palácio real e um jardim. A cidade fica a 50 km de Madri.
Alcalá de Henares
A apenas 30 km do centro de Madri, Alcalá de Henares, fundada no século XVI, foi a primeira cidade universitária planejada do mundo. Fãs da literatura não podem deixar de visitá-la, já que ali nasceu Miguel de Cervantes. É possível percorrer todo um roteiro inspirado na vida do escritor e em suas obras, em lugares como a Plaza Cervantes e o Museu Casa Natal de Cervantes, onde há uma estátua de Dom Quixote e Sancho Pança bem na entrada.
Aranjuez
Aranjuez é conhecida como a Versalhes espanhola, já que abriga um grande e luxuoso palácio nos arredores da capital – está localizada a 50 km do centro de Madri. Residência de inverno da família real no século XVIII, o Palácio de Aranjuez é cercado por um belíssimo jardim nos moldes franceses, cortado por um braço do Rio Tejo. O local é aberto à visitação de terça a domingo.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / mmeee