O maior dos países escandinavos, a Suécia chama a atenção pelas belezas naturais e pelas cidades – arborizadas, seguras, limpas e com uma organização impecável. Cosmopolita e histórica, a Suécia guarda vários tesouros, da arquitetura à gastronomia, e possui vários destinos incríveis. Conheça alguns deles abaixo:
Estocolmo
Espalhada ao longo de 14 ilhas, a capital da Suécia exibe panoramas deslumbrantes à beira d’água. A parte antiga da cidade (Gamla Stan) preserva belas construções históricas, em contraste com o ambiente moderno e dinâmico que domina as outras regiões de Estocolmo.
Gothenburg
No oeste da Suécia, Gothenburg é um dos maiores portos da Escandinávia. Mas, hoje, a cidade é mais conhecida por ser um destino descolado, onde a gastronomia, a arte, a moda e o design são os grandes destaques.
Malmö
Às margens do Mar Báltico, Malmö é uma cidade multicultural, com uma mistura incrível entre o rico patrimônio histórico e construções modernas. Malmö também é conhecida como uma das melhores cidades do mundo para andar de bicicleta.
Uppsala
Perto de Estocolmo, Uppsala é uma animada cidade universitária, onde se encontra a universidade mais antiga da Suécia. A parte antiga, um pouco ao norte do centro, guarda vestígios históricos que datam desde o século VI.
Sigtuna
Fundada em 980, Sigtuna é considerada a primeira cidade do país. Com suas ruas estreitas e casas coloridas, Sigtuna é um destino charmoso, principalmente no centro medieval.
Visby
Principal cidade da ilha de Gotland, Visby data da era dos Vikings, mas a maioria de suas construções foi erguida nos séculos XII ao XIV – proporcionando uma verdadeira viagem à Idade Média. Visby tem o maior número de ruínas preservadas no norte da Europa, entre igrejas e fortalezas medievais.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / cittadinodelmondo