A Andaluzia é a parte sul da Espanha, na fronteira com Portugal e às margens do Mar Mediterrâneo e do Oceano Atlântico. Região que já passou pelo domínio de fenícios, gregos, romanos, povos bárbaros, judeus e árabes, a Andaluzia é uma mistura de culturas e a representação mais icônica da Espanha. Além disso, seu clima quente e suas belas praias fazem dela um ótimo destino de férias na Europa.
Sevilha
Principal cidade da região, Sevilha guarda patrimônios históricos, como sua catedral gótica, e algumas das maiores tradições da Espanha, como o flamenco e os restaurantes de tapas. A cidade é muito animada, com uma vida noturna intensa.
Córdoba
A Andaluzia foi dominada pelos mouros por mais de sete séculos. A herança desse período aparece de forma intensa em Córdoba. Por isso, a cidade é repleta de belas mesquitas, como a Mesquita Catedral. Passeie pelos bairros antigos e visite esse e outros monumentos da cidade.
Granada
Granada foi o último domínio árabe na Península Ibérica. O conjunto de origem moura formado pela fortaleza de Alhambra, a residência e os jardins de Generalife e o bairro de Albaicín são patrimônios da humanidade.
Cádiz
Cádiz é uma cidade litorânea, uma estreita península nas águas do Atlântico. As praias de areia dourada contrastam com as construções brancas que dominam a paisagem. Cádiz foi fundada pelos fenícios, há mais de três mil anos atrás.
Ronda
A pequena Ronda surpreende por ter sido erguida quase na beirada de precipícios e penhascos, no cânion do Rio Guadalevín. Seu cartão-postal é o Puente Nuevo (“ponte nova”), com um arco enorme de 100 metros de altura.
Málaga
Às margens do Mediterrâneo, Málaga, cidade natal de Picasso, possui lindas praias ensolaradas, monumentos históricos de épocas diversas, museus, bares e restaurantes.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Freeartist