Ícone do site Qual Viagem

6 cidades brasileiras com nome de mulher

Atualmente existem no Brasil 5.570 cidades, muitas delas homenageiam personalidades que estão marcadas na história do país, como Duque de Caxias, Assis Chateaubriand e Wenceslau Braz. Mesmo com um número inferior, algumas cidades foram batizadas com nomes de mulheres, algumas bem conhecidas, outras nem tanto, porém vale a pena visitar uma dessas cidades. Confira abaixo:

Mariana-MG

Foto via Flickr fabian.kron

Mariana foi a primeira capital do estado de Minas Gerias e no século XVII foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para a coroa Portuguesa. Os pontos turísticos da cidade estão marcados pela arquitetura de suas igrejas e prédios, como a Igreja São Francisco de Assis, Catedral da Sé, Prédio da Cúria e o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra. A cidade também possui festas tradicionais como o Carnaval, que conta a história da cidade com blocos carnavalescos com décadas de existência. E festas de tradições católicas como as festas de Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora do Rosário.

Marília – SP

Foto via Flickr Luiz Gustavo Leme                                                                                                          

Uma cidade muito conhecida no interior de São Paulo, Marília foi fundada em 4 de abril de 1929 e possui mais de 230.000 mil habitantes. A cidade conta com aeroporto, rodoviária, transporte público de qualidade, faculdades públicas e particulares, centros comerciais e secretaria de esporte e lazer. A atração da cidade fica por conta da Japan Fest – Festa de culturas orientais organizada pela comunidade japonesa que ocorre em todos os anos no mês de abril. Os principais pontos turísticos de Marília são a Basílica de São Bento, Igreja “Shinshu Hongaji” e o Parque Lazer-Condema.

Teresina – PI

Foto divulgação/SEMDEC Teresina

Capital e município mais populoso do Piauí, Teresina é uma cidade cheia de atrações que atraem turistas de todo o Brasil e do mundo. A cidade possui surpreendente espetáculo natural, paisagens magnificas, antiguidades históricas e culturais. A cachoeira do Urubu é uma das belezas naturais do estado, lugar muito procurado para a pesca e possui em seus arredores bares e restaurantes, quadras esportivas e área de recreação. O Museu do Piauí tem mais de 2.000 peças variadas entre coleções de moedas, peças indígenas, fósseis, móveis coloniais e pinturas. A poucos quilômetros de Teresina, a praia Pedra do Sal atrai inúmeros visitantes que admiram as formações rochosas e desfrutam do sol, da areia e do mar dessa praia magnífica.

Angelina-SC

Foto via angelina-sc.com.br

A pequena cidade de Angelina possui 5.412 habitantes e é conhecida como Vale das Graças. A cidade possui um dos mais belos pontos de peregrinação do Brasil, o santuário Nossa Senhora de Angelina. Durante o ano várias festividades ocorrem na cidade, dentre elas estão a Festa do Santuário, Festa do Queijo e do Mel e Festa da Bergamota. Para diversão e lazer os principais lugares são o Pesque-Pague Chico Bun e o Recanto das Pedras.

Silvânia-GO

Foto por Valdir Junior Vitor via Commons Wikimedia

Localizada na região da Estrada de Ferro, Silvânia foi fundada em 5 de outubro de 1883 e atualmente possui 20.106 habitantes. no segmento turístico a cidade tem a Igreja do Senhor do Bonfim com mais de 200 anos, regiões marcadas pela exploração do ouro, Igreja de São Sebastião, o Cristo que fica na entrada da cidade e a Estação do Trem–de-Ferro. A cidade também conta com uma pena rede de hotéis.

Carolina-MA

Foto por deltafrut via Wikipedia

Carolina está localizada ao sul do estado do Maranhão e tem uma população de 23.902 habitantes. A cidade é conhecida por suas diversas cachoeiras e é o ponto de apoio para a visita ao Parque Nacional da Chapada das Mesas, onde são encontradas diversas cachoeiras e canyons. Dentre as diversas cachoeiras, a Pedra Caída é um dos destaques. Pois é um rio quente que despenca em forma de cachoeira de 50 metros e forma uma generosa piscina natural. A culinária da cidade também é destaque, pois é rica e diversificada, sendo os principais pratos a base de peixe de água doce, como: surubim no leite de coco e pirão, pacu, tambaqui e tambacu fritos.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque via Flickr Otávio Nogueira

Comentários

Sair da versão mobile