O que não falta em Portugal é história. O país, que já foi um dos mais importantes reinos da Europa, tem um passado de guerras, conquistas, reis poderosos, cavaleiros templários, lendas e muito mais. Os castelos de Portugal foram erguidos na Idade Média e eram verdadeiras fortalezas erguidas para a proteção contra os inimigos. Muito bem conservados ao longo dos séculos, os castelos portugueses revelam muito da rica história desse país. Descubra seis deles abaixo:
Castelo de Guimarães
Guimarães, cidade no norte do país, é considerada o berço do Reino de Portugal. O castelo, fortemente ligado às lutas pela independência do país, foi construído no século X para proteção contra os ataques dos mouros.
Castelo de Tomar
Conhecido por ter sido a sede da Ordem dos Templários, o Castelo de Tomar é uma grande fortaleza militar. Dentro dessa construção magnífica, há uma igreja e o Convento de Cristo.
Castelo de Almourol
O castelo fica em uma ilha no meio do Rio Tejo, o que cria um cenário de tirar o fôlego. A construção data do período medieval e foi concluída pelos Templários.
Castelo de Óbidos
O castelo fica em Óbidos, importante cidade turística do centro de Portugal. Caminhe pela imponente muralha do castelo, de onde é possível aproveitar as belas vistas panorâmicas para a cidade.
Castelo de São Jorge
Uma grande fortaleza medieval ergue-se em uma das colinas em pleno centro de Lisboa. O castelo foi construído por ordem de D. João I, no século XIV, em homenagem a São Jorge. As vistas do alto de suas torres e muralhas são impressionantes.
Castelo dos Mouros
As longas muralhas do Castelo dos Mouros estendem-se pela Serra de Sintra, próxima a Lisboa. São 12 mil metros quadrados de torres, escadas e muros de pedra.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / JoseIgnacioSoto