Assim como citamos no post anterior (clique aqui para acessar), Cunha, no interior paulista, é surpreendente e encantadora. Ao visitar a região, muitos turistas acabam deixando o destino de lado, mas não sabem o que estão perdendo nessa cidade que faz divisa com Paraty. Além de suas construções históricas, vielas com lojinhas e muitos ateliês de cerâmicas, há muitos passeios para fazer, de lazer a ecoturismo, atraindo todas as idades.
Trilhas
Cunha é cercada pela maior reserva de Mata Atlântica do país, por isso o que não falta lá são boas trilhas que vão até a divisa do Rio de Janeiro, sendo que muitas levam a algumas cachoeiras e mirantes escondidos. As trilhas possuem três níveis (fácil, médio e difícil) e com certeza te levarão a lugares lindos. É perfeito para completar um passeio ecológico e contemplar a natureza existente na região.
Compras
No centro da cidade há inúmeras opções de compras, desde roupas até as lembrancinhas feitas em cerâmicas. Aproveite para comprar alguns produtos artesanais regionais e também os maravilhosos doces vendidos no Mercado Municipal.
Eventos
Cunha tem um calendário anual repleto de atrativos e muitas festas. Pelo menos uma vez no mês a cidade comemora algo diferente, o que acaba atraindo muitos turistas. Nesta época do ano (julho) a cidade está recebendo o Festival de Inverno. Confira a programação de eventos no site: www.cunha.sp.gov.br/turismo-e-cultura/festas-e-eventos/
Cachoeiras
Com várias cachoeiras, Cunha também é ótima opção para se refrescar durante o verão e contemplar a paisagem cercada pela natureza em qualquer estação do ano. A Cachoeira do Pimenta é uma das mais conhecidas e a mais perto do centro da cidade.
Centro histórico
Pequeno, porém cheio de história entre suas ruas e igrejas (Matriz e Rosário). O centro histórico guarda e preserva muitas construções que marcaram o destino até os dias de hoje. Além de conhecer os principais pontos, aproveite para fazer uma pausa durante o roteiro para comer e tomar um café em um dos estabelecimentos concentrados por lá.
Parques
Além de todas as belezas naturais mencionadas acima, Cunha ainda abriga dois dos parques mais conhecidos da região: o Parque Nacional da Serra da Bocaina e o Parque Nacional da Serra do Mar. Ambos estão localizados na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por Bruno Jeliel