A capital do Peru, Lima, conta com inúmeras igrejas, catedrais e conventos espalhados por toda a cidade, especialmente no centro histórico. Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1991, o centro histórico de Lima conserva construções em diversos estilos, como o barroco, o renascentista e o neoclássico. Reconhecido por abrigar algumas das igrejas mais importantes e tradicionais do Peru, o local é propício para ser percorrido a pé.
Praça Mayor
Foi o centro da antiga cidade colonial e hoje abriga a Catedral de Lima, o Palácio do Governo e a Municipalidade Metropolitana de Lima. Na parte central destaca-se uma fonte de bronze do século XVII.
Palácio do Governo
Foi a residência de Francisco Pizarro (1535), que o construiu na terra ocupada por Taulichusco, curaca do vale de Rímac. Desde então, o lugar é o centro do poder político do Peru. Na década de 1920, foi reconstruído após um incêndio. Tem inúmeros pátios e salas dedicadas a figuras famosas da história peruana e cuidadosamente decoradas com notáveis peças de arte. Diariamente, às 11h45, o Pátio de Honra é cenário da troca de guarda.
Basílica Catedral de Lima
Ocupa o mesmo lugar onde se localizava a primeira grande igreja de Lima. Dentro, encontram-se uma gama completa de estilos que vieram para a América e verdadeiras joias históricas, como cadeiras de couro de Pedro de Noguera, altares nos corredores laterais e os restos mortais de Francisco Pizarro. Além disso, é possível visitar o Museu de Arte Religiosa, que possui uma importante coleção de telas, esculturas, ourivesaria e ornamentos litúrgicos.
Palácio do Arcebispo de Lima
O Palácio do Arcebispo de Lima, em 2010 transformado em museu, é uma joia arquitetônica do centro histórico de Lima que abriga peças de arte, pinturas e esculturas dos séculos XVI ao XIX exibidas em 30 salas que também exibem móveis e objetos de época. Sua arquitetura é de estilo neocolonial e, entre outros ambientes, destaca-se a Capela Arcebispal cujo altar é do século XVIII esculpido em madeira e dourado em folhas de ouro. No segundo andar, há uma ampla coleção de retratos dos Bispos de Lima, bem como móveis, pinturas e peças de decoração de diferentes épocas.
Basílica e Convento de São Francisco
Construído no século XVII, tem uma fachada barroca, decorada com duas torres imponentes. As Catacumbas, antigo cemitério subterrâneo, são os alicerces deste conjunto monumental formado pela Igreja, o Convento (Museu), o Santuário de Nuestra Señora de la Soledad e a Capela del Milagro: Patrimônio Cultural da Humanidade nomeado pela UNESCO. As paredes do claustro são decoradas com azulejos sevilhanos, a bela cúpula é de estilo mudéjar e a biblioteca conta com 25 mil volumes.
Igreja e Museu do Convento de Santo Domingo
Igreja de três naves, na qual se destacam a cúpula e as belas cadeiras de couro esculpidas em cedro. O claustro do Convento é adornado com telhas sevilhanas e esculturas barrocas podem ser apreciadas na sala capitular. Em 1551, a Universidade Nacional Mayor de San Marcos foi fundada no convento, a primeira universidade que a coroa espanhola fundou na América. O convento abriga as tumbas de Santa Rosa de Lima e San Martín de Porres.
Mais informações em: peru.travel
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / diegograndi