Jaipur é uma joia rara. Conhecida por sua beleza única, a capital do Rajastão é um dos destinos mais impressionantes e ricos da Índia. Confira seis atrações imperdíveis para visitar na sua próxima viagem:
Forte de Amber
Construído em 1572 no meio de colinas em frente ao lago Maota, o Palácio e Fortaleza de Amber recebe o nome de Amba, a deusa do clã Meena. O complexo possui uma mistura incrível da arquitetura hindu e muçulmana e foi usado como a residência principal dos Rajput Maharajas por muitos anos.
O local serviu de locação para diversos filmes e séries e foi pano de fundo da novela Caminho das Índias. Em 2013, o Forte de Amber entrou para a lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO e hoje é a principal atração turística de Jaipur.
Hawa Mahal
O Hawa Mahal, “Palácio dos Ventos” em tradução livre, é o cartão-postal de Jaipur. O edifício de cinco andares foi construído em 1799 por Maharaja Sawai Pratap Singh e decorado com 953 janelas, para que as mulheres Rajput que não tinham permissão para aparecer em lugares públicos pudessem assistir às procissões reais e ao dia a dia da cidade.
O melhor momento para visitar o Hawa Mahal é no início da manhã, quando o sol está nascendo e atravessa as janelas coloridas projetando luzes douradas do sol.
Palácio da Cidade
Bem próximo ao Hawa Mahal está o Palácio da Cidade. O local serviu como sede do poder para o marajá de Jaipur e, até hoje, uma parte do Palácio não tem o acesso permitido para visitantes, pois ainda desempenha a função de residência para a família real de Jaipur.
No entanto, as partes que estão abertas aos visitantes valem o passeio. O palácio abriga um museu com uma coleção de lindos vestidos do Rajastão e um arsenal de armas antigas com espadas de todas as formas e tamanhos. E ainda oferece uma visão do que foi a era passada, já que possui várias paredes que foram decoradas com espelhos, murais e treliças que contam a história de Jaipur.
Jantar Mantar
É em Jantar Mantar que está o maior relógio de sol do mundo. Além do local ser considerado um dos maiores observatórios do mundo, o complexo entrou para a seleta lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Anualmente o ambiente é renovado pelo governo para oferecer medições ainda mais precisas sobre o tempo, declinação do sol e as posições das constelações, além de analisar diversos fenômenos astronômicos.
Jal Mahal
Imagine um elegante palácio no meio do lago. É assim que está situado o Jal Mahal. Construído em 1799 no meio do lago Man Sager é um edifício de cinco andares, dos quais quatro ficam debaixo d’água quando o lago está acima do nível normal.
O Jal Mahal conta com uma estrutura arquitetônica bem diversificada, já que foi construído nos estilos de Rajput e Mughal, muito comuns no Rajastão. Para visitar o palácio é preciso ir de barco, que podem ser alugados nas margens de Man Sager.
Forte de Jaigarh
O Forte de Jaigarh está localizado a uma altitude de 500 metros acima do nível do mar, no meio das Colinas das Águias. O local era utilizado como um armazém de armas e atualmente abriga diversos itens que foram utilizados na guerra, incluindo o maior canhão do mundo, o Jaivana Cannon.
Hoje, além do museu de armamentos, o Jaigarh é um ponto de observação da natureza exuberante que cerca o ambiente. As janelas feitas de treliças permitem que o visitante tenha uma visão completa do exterior.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por f9photos