Ícone do site Qual Viagem

6 atividades para curtir na Nascente Azul, em Bonito

Com estrutura completa de lazer e ecoturismo e respeito total à natureza, a Nascente Azul oferece atrações para pessoas de todas as idades em Bonito (MS). No complexo de ecoturismo, os visitantes podem curtir flutuação em águas cristalinas, mergulho, trilhas para contemplação da mata, balneário e circuito de aventura, além de vários pontos instagramáveis, que fazem sucesso nas redes sociais. Confira abaixo as atividades que a Nascente Azul oferece:

Flutuação

Foto por Divulgação / Nascente Azul

Considerada a mais bela flutuação de Bonito, essa atividade é feita na nascente do Rio Nascente Azul, cujas águas são incrivelmente cristalinas e, graças ao fenômeno natural chamado espelhamento, apresentam um lindo tom de azul turquesa. O passeio começa em uma trilha contemplativa de 300 metros, onde é possível admirar uma cachoeira de tufas calcárias e, se você tiver sorte, animais silvestres, como macacos, antas e aves. A trilha é segura e acessível para crianças, melhor idade e pessoas com deficiência.

Foto por Divulgação / Nascente Azul

Cada grupo é formado por no máximo 10 pessoas, com acompanhamento permanente do guia credenciado, que apresenta o treinamento para a atividade e faz o ajuste dos equipamentos fornecidos pela Nascente Azul – roupa de neoprene, colete salva-vidas, máscara, snorkel e calçado. Quem não sabe nadar também pode participar.

A primeira etapa da flutuação consiste na contemplação da própria nascente, onde o visitante pode mergulhar até 7 metros de profundidade. Depois, acontece uma tranquila e divertida descida pelo Rio Nascente Azul, acompanhada de diversas espécies de peixes e variada vegetação subaquática. Por ser um rio largo, suas correntezas são calmas e quase imperceptíveis.

Mergulho no Museu Subaquático de Bonito

Foto por Divulgação / Nascente Azul

Único do mundo em um ambiente de água doce, o Museu Subaquático de Bonito está instalado no lago da Nascente Azul, com cerca de 4 mil m², 4 metros de profundidade e águas correntes vindas direto da nascente. Na atual e primeira exposição, chamada de CICLOS, as estátuas submersas tratam de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental – questões que sempre fizeram parte do DNA da Nascente Azul.

Foto por Divulgação / Nascente Azul

Para conhecer as obras do Museu Subaquático, o visitante deverá realizar o mergulho com cilindro. É o único mergulho do Brasil certificado com o ISO 21101 emitido pela ABNT, que trata do sistema de gestão da segurança no turismo de aventura. Por ser realizado em um ambiente controlado, o mergulho na Nascente Azul não requer algum tipo de curso ou certificado prévio e é indicado inclusive para iniciantes. Os grupos são acompanhados por um instrutor credenciado, e crianças a partir de oito anos já podem mergulhar.

O lago onde acontece a atividade abriga também uma rica biodiversidade aquática, com peixes de diferentes espécies, como o piraputanga, o pacu, o lambari, o dourado, o piau e tantos outros.

Tirolesa

Foto por Divulgação / Nascente Azul

A descida pela tirolesa da Nascente Azul parte do alto de uma torre com 20 metros de altura e uma vista deslumbrante para a Serra da Bodoquena. Então, o visitante desliza por um percurso de 450 metros de extensão em uma velocidade de até 60 km/h, tendo a sensação de voar sobre as cachoeiras e as árvores. Nessa atividade é possível realizar o percurso em dupla. Tudo é feito sob a supervisão de monitores treinados e capacitados e dentro de todas as normas de segurança.

Pêndulo humano

Foto por Divulgação / Nascente Azul

Outra atividade de aventura da Nascente Azul, o pêndulo humano te leva a desafiar os limites da gravidade. O participante é conectado através de equipamentos de segurança e elevado a uma altura de até 12 metros. Ao sinalizar a altura satisfatória, o monitor responsável aciona o mecanismo que proporciona um emocionante balanço nas alturas e uma grande descarga de adrenalina.

Trilhas

Foto por Divulgação / Nascente Azul

Quem prefere um passeio mais tranquilo pode optar pelas trilhas da Nascente Azul, sendo que algumas possuem acessibilidade para cadeirantes e pessoas da terceira idade. Nos trajetos, os visitantes ficam encantados com a diversidade da flora e da fauna locais, além de cenários naturais maravilhosos, como a cachoeira de tufas calcárias e o Lago Pantanal, e pontos instagramáveis, como o Mirante da Arara e o Mirante da Luneta.

Balneário

Foto por Divulgação / Nascente Azul

O Balneário Nascente Azul é o lugar perfeito para toda a família relaxar e se divertir. A entrada pode ser adquirida de forma separada ou, então, na compra da flutuação ou do mergulho, o passe livre para o balneário está incluso para o restante do dia.

No centro está o Aqualokko, um circuito multiaventura com pontes suspensas sobre o lago, abastecido com águas correntes vindas diretamente da nascente. Há também as tirolesas aquáticas (adulta e infantil), onde você pode deslizar sobre o lago e cair nas águas cristalinas, em meio aos peixes. Ali também está a praia de água doce, com faixa de areia, quiosques com mesas, espreguiçadeiras e serviço de garçom.

Foto por Divulgação / Nascente Azul

Já a piscina ecológica tem cachoeira também com águas correntes vindas da nascente e é composta por diferentes níveis de profundidade, incluindo uma parte bem rasinha. Outros pontos de destaque são a capela ecumênica, dedicada à Mãe Natureza, e uma cascata que proporciona uma massagem natural revigorante através da força das águas.

Nascente Azul

Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS

Para aquisição dos passeios, entre em contato com as agências locais

Mais informações em: nascenteazul.com.br

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por: Divulgação / Nascente Azul

Comentários

Sair da versão mobile