Ícone do site Qual Viagem

Avianca Brasil – na contramão do mercado aéreo

Maior oferta e eficiência, mesmo em tempos de crise. Na contramão do mercado aéreo, a Avianca Brasil acaba de inaugurar a linha Guarulhos – Navegantes, em Santa Catarina, e projeta novidades para até o final do ano.

Tradicional batismo na chegada do primeiro voo da Avianca Brasil ao Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes, Santa Catarina.

No dia 15 de junho de 2017, a aeronave  A-320 Neo, da Avianca Brasil, fez seu primeiro voo oficial do aeroporto de Guarulhos com destino a Navegantes, em Santa Catarina. À bordo, entre os 125 primeiros passageiros, o vice-presidente da companhia, Tarcísio Gargione, comemorava em céu de brigadeiro mais um grande passo da empresa. Rumo à sua política crescimento acentuada principalmente em 2015, quando a Avianca Brasil se uniu a Star Aliance – conjunto de 28 companhias aéreas presentes em 191 países e responsáveis por mais de 1.300 destinos, a empresa sobrevoa acima do vento  de indefinições políticas que atormenta o país nos últimos anos. Se, em 2016,  o mercado nacional de aviação perdeu oito milhões de passageiros (quase 16% de queda), a Avianca Brasil cresceu, nesse mesmo período 14,1% na oferta de produtos e 14,5% na demanda. “Este ano o mercado deverá estar estável com relação ao ano passado, mas nós, da Avianca Brasil, vamos crescer 20%”, aposta Gargione. Durante a coletiva de imprensa realizada no Aeroporto de Navegantes, o vice-presidente da empresa justificou o crescimento à série de investimentos iniciados em 2016 como a modernização da frota de aeronaves, a pontualidade e a qualidade dos serviços prestados aos passageiros.

A 320 Neo – uma das mais recentes aeronaves que compõem a frota da Avianca Brasil.

A empresa concentra a maioria das operações em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, com 233 voos diários. Sua frota de aviões, a mais jovem da America Latina (média de 3,7 anos), ganhou recentemente quatro modelos A-320 Neo e ainda aguarda a chegada de mais quatro até o fim do ano. As aeronaves, além de mais silenciosas (50% menos que a geração anterior do Airbus e), consomem 15% menos combustível, porcentagem  significativa tanto para o aumento da distância dos voos quanto para as tarifas. Outra inovação é a implantação de internet à bordo durante o voo. “Já temos seis aeronaves com wi-fi a bordo. Queremos chegar até o fim do ano com 80% dos clientes com acesso”, acrescenta.

O vice-presidente da Avianca Brasil, Tarcísio Gargione (o segundo, da direita para a esquerda), juntamente com diretores da Avianca.

A Avianca também oferece mais espaço entre poltronas. “Nós somos a única companhia aérea no Brasil que tem a classificação “A” da Anac da distância entre as poltronas, em todos os aviões, em todos os assentos. A empresa concorrente tem o mesmo avião e 12 poltronas a mais”, compara Gargione e ainda aponta mais benefícios ao passageiro como  entretenimento individual com música e jogos em monitores instalados nas poltronas, lanches sem cobrança de tarifa adicional, além da atenção da tripulação.  Outro destaque da empresa está na pontualidade:75% dos voos decolam sem atraso. Em termos de regularidade, ou seja, sem cancelamentos de voo, os números são ainda melhores:  95%. “Outras companhias não tem a mesma regularidade porque cancelam voos. Somos a mais regular com a soma da pontualidade e frequência de voos”, explica o vice-presidente. O estado de Santa Catarina já recebia da empresa oito voos diários para Florianópolis e dois para Chapecó. O aeroporto de Navegantes passa a receber três voos diários durante a semana exceto aos sábados, quando o número cai para dois.

Camboriú: uma das cidades de forte potencial turístico e econômico de turísticas de Santa Catarina.

Santa Catarina foi um dos poucos estados brasileiros a não fazer parte da queda do número expressivo de passageiros no mercado aéreo nacional. A escolha do Aeroporto de Navegantes, embora houvesse a opção de Joinville, teve como critério o estudo de mercado: o primeiro congrega melhor os municípios do Vale do Itajaí. “É preciso ter frequência para dar flexibilidade. Quando tivemos aviões e slots (abertura de vagas) foi fácil decidir por Navegantes. Em Foz do Iguaçu começamos com um voo em março e até agora inauguramos dois destinos “, justifica Gargione. O Vale do Itajaí é composto por  50 municípios e possui forte potencial econômico. Camboriú, por exemplo, onde se encontra um dos mais belos resorts do estado catarinense, o belíssimo Infinity Blue, atrai grande quantidade de turistas, principalmente de outros países. Dotada de belas praias, natureza abundante e forte vocação para o turismo, a cidade tem vivenciado forte crescimento no setor imobiliário.

Vista do Resort e SPA Infinity Blue, em Camboriú. Natureza e luxo encantam turistas nacionais e internacionais.

De acordo com Rodrigo Napoli, diretor comercial da Avianca,  o fomento do corporativo deverá sustentar os voos ao longo do ano. “Mesmo nas férias, o corporativo viaja. Santa Catarina não teve queda na demanda, o que é um fator muito forte. O turismo de lazer compõe isso na sazonalidade”, conclui. Se no voo inaugural havia 125 pessoas a bordo, o primeiro de volta teve 121. Enquanto as leis de um mercado em queda sugerem que o aumento de oferta implique em perda de eficiência, na Avianca o contraditório se tornou regra. “Tanto é que nós aumentamos em 14,1% e a demanda 14,5%”, conclui Gargione.

Em 23 de junho  a empresa fará seu primeiro voo internacional, com destino a Miami.

Comentários

Sair da versão mobile