Ícone do site Qual Viagem

Cabo Frio volta a atrair visitantes em bairro colonial

Casas coloridas, pequenos largos, ruas de pedra, árvores frutíferas, construções coloniais e um ritmo mais brando fazem do bairro da Passagem, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, um dos lugares mais encantadores da Região dos Lagos. Fundado no século XII por portugueses e escravos, ele preserva as características arquitetônicas e culturais da época, na sétima cidade mais antiga do Brasil. E reserva em Cabo Frio um cantinho especial, onde o tempo parece ter parado.eglise Divulgação

Apesar das praias de águas límpidas de areias brancas e finas, Cabo Frio sempre perdeu em atrativos turísticos e charme para as vizinhas Búzios e Cabo Frio. Agora, com a redescoberta do bairro mais antigo da cidade, turistas de todos os cantos têm voltado a se encantar com a cidade. A Prefeitura aproveitou a revitalização para transformar o local em um novo Pólo Gastronômico. Desde 23 de março, sete ruas do bairro passaram a ser fechadas ao trânsito todas as sextas, sábados, domingos e feriados, entre 16h e 2h da manhã, para incentivar a movimentação nos bares e restaurantes.

Um passeio pela Passagem inclui contemplar as casinhas coloniais tombadas, muitas delas ainda com telhas originais feitas nas coxas dos escravos. Na pracinha, continua de pé a igreja de São Benedito, construída exclusivamente para negros libertos e pescadores, em 1701.

É lá que está também, às margens do Canal do Itajuru, um casarão imponente, erguido na década de 1950 para receber a família real, após o casamento de Dom João Maria de Orleans e Bragança com a princesa egípcia Fátima. Atualmente, ele abriga o charmoso Hotel Solar do Arco, inaugurado em 2015. O hotel ganhou o nome em homenagem ao elegante arco que separa as duas casas da propriedade e adorna a passagem por onde pescadores atravessavam para levar mercadorias do Canal a outros cantos da cidade. Quando o casarão foi erguido para receber a família real, por um erro de projeto, a passagem foi fechada. Sob protestos, a família precisou refazer parte da construção e instalou o arco sobre a pequena rua que ficou conhecida como o Beco do Príncipe.

Na praça São Benedito, alguns bares e restaurantes atraem movimento à noite. É o caso do restaurante Galápagos, que serve deliciosos frutos do mar e, na alta estação, recomenda-se reserva antecipada (22) 2643-4097. Para deixar o passeio ainda melhor, do Canal do Itajuru saem passeios diários de barco para as mais belas praias da região, incluindo as Ilhas do Papagaio e do Japonês, além de Búzios e Arraial do Cabo. Os mais aventureiros podem aproveitar o stand up paddle, a canoa havaiana ou o jet ski ali mesmo no Canal.

 

Mais informações: solardoarco.com.br

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Fotos: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile