Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 53ª edição em 2023. A programação artística acontece de 1º a 30 de julho e estará distribuída entre a cidade de Campos do Jordão – com três palcos – e a capital paulista, na Sala São Paulo.
Serão mais de 60 concertos, todos eles com entrada gratuita, divididos entre três locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o tradicional Auditório Claudio Santoro (apresentações de sexta a domingo), o popular Parque Capivari (sábados e domingos) e a bela Capela São Pedro, localizada no Palácio Boa Vista (sábados e domingos). A Sala São Paulo também terá uma agenda de apresentações, distribuídas entre a Sala do Coro (de terça a quinta, com ênfase em performances de Artistas do Festival) e a Sala de Concertos (sábados e domingos).
Destacam-se na programação artística em Campos do Jordão concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) na abertura e no penúltimo dia do evento, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Orquestra Filarmônica de Goiás, do Coro da Osesp e da Camerata Antiqua de Curitiba. Também uma variedade de grupos paulistas, incluindo a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra do Theatro São Pedro, a Osusp, a Sinfônica de Campinas e a GRU Sinfônica.
Parceiro do Festival há muitos anos, o emblemático Hotel Toriba terá uma programação paralela com 16 concertos divididos entre o Palco Scenico e a Sala da Lareira. A programação completa desta edição do festival pode ser acessada em seu site oficial.
“Estamos saindo de um período de três anos de grandes dificuldades, no nível pessoal e institucional, com mudanças em todo o panorama da música orquestral no mundo, e agora enfrentamos questões que não eram tão prementes antes da pandemia. Nosso amor, dedicação e consciência da importância daquilo que produzimos, que é a música de concerto, nos leva a fazer acontecer este evento e a formação dos estudantes proporcionada por ele. Por isso, esta edição do Festival de Inverno promete ser tão brilhante, intensa e densa quanto edições anteriores”, afirma o coordenador Artístico-Pedagógico do festival, Fabio Zanon.
“A Fundação Osesp realiza o festival desde 2012, mas nossa história está intimamente ligada à do evento – a maior parte de nossos músicos foram alunos, e, antes de termos a Sala São Paulo como residência, Campos do Jordão foi a casa da Orquestra por décadas, a cada inverno”, conta Marcelo Lopes, diretor executivo da Fundação Osesp. “O festival movimenta a economia na região da Serra da Mantiqueira, leva ao público uma programação de altíssima qualidade e, nesses mais de 50 anos, enriquece enormemente o cenário da música clássica no país, além de promover inúmeras interlocuções ao redor do mundo (com seus alunos e professores)”, completa.
“Para a edição deste ano do Festival de Inverno, nosso foco é oferecer ao público a melhor programação possível de maneira totalmente gratuita, levando em consideração o impacto que a pandemia da Covid-19 teve em todo o setor cultural e, sobretudo, no funcionamento das orquestras”, afirma a secretária da Cultura e Economia Criativa, Marília Marton.
O festival é realizado pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa.
Ingressos
Entrada gratuita, com retirada de ingressos neste link a partir de cinco dias antes de cada apresentação, limitada a quatro ingressos por pessoa. Haverá distribuição de ingressos remanescentes no dia das apresentações, na bilheteria, 1h antes do início, conforme lotação do espaço.
Mais informações em: festivalcamposdojordao.org.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Beatriz de Paula