logo

Telefone: (11) 3024-9500

53º Festival de Inverno de Campos do Jordão será 100% gratuito | Qual Viagem Logo

53º Festival de Inverno de Campos do Jordão será 100% gratuito

21 de junho de 2023

Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 53ª edição em 2023. A programação artística acontece de 1º a 30 de julho e estará distribuída entre a cidade de Campos do Jordão – com três palcos – e a capital paulista, na Sala São Paulo.

Foto por Laura Manfredini

Serão mais de 60 concertos, todos eles com entrada gratuita, divididos entre três locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o tradicional Auditório Claudio Santoro (apresentações de sexta a domingo), o popular Parque Capivari (sábados e domingos) e a bela Capela São Pedro, localizada no Palácio Boa Vista (sábados e domingos). A Sala São Paulo também terá uma agenda de apresentações, distribuídas entre a Sala do Coro (de terça a quinta, com ênfase em performances de Artistas do Festival) e a Sala de Concertos (sábados e domingos).

Destacam-se na programação artística em Campos do Jordão concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) na abertura e no penúltimo dia do evento, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Orquestra Filarmônica de Goiás, do Coro da Osesp e da Camerata Antiqua de Curitiba. Também uma variedade de grupos paulistas, incluindo a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra do Theatro São Pedro, a Osusp, a Sinfônica de Campinas e a GRU Sinfônica.

Parceiro do Festival há muitos anos, o emblemático Hotel Toriba terá uma programação paralela com 16 concertos divididos entre o Palco Scenico e a Sala da Lareira. A programação completa desta edição do festival pode ser acessada em seu site oficial.

Foto por Beatriz de Paula

“Estamos saindo de um período de três anos de grandes dificuldades, no nível pessoal e institucional, com mudanças em todo o panorama da música orquestral no mundo, e agora enfrentamos questões que não eram tão prementes antes da pandemia. Nosso amor, dedicação e consciência da importância daquilo que produzimos, que é a música de concerto, nos leva a fazer acontecer este evento e a formação dos estudantes proporcionada por ele. Por isso, esta edição do Festival de Inverno promete ser tão brilhante, intensa e densa quanto edições anteriores”, afirma o coordenador Artístico-Pedagógico do festival, Fabio Zanon.

“A Fundação Osesp realiza o festival desde 2012, mas nossa história está intimamente ligada à do evento – a maior parte de nossos músicos foram alunos, e, antes de termos a Sala São Paulo como residência, Campos do Jordão foi a casa da Orquestra por décadas, a cada inverno”, conta Marcelo Lopes, diretor executivo da Fundação Osesp. “O festival movimenta a economia na região da Serra da Mantiqueira, leva ao público uma programação de altíssima qualidade e, nesses mais de 50 anos, enriquece enormemente o cenário da música clássica no país, além de promover inúmeras interlocuções ao redor do mundo (com seus alunos e professores)”, completa.

“Para a edição deste ano do Festival de Inverno, nosso foco é oferecer ao público a melhor programação possível de maneira totalmente gratuita, levando em consideração o impacto que a pandemia da Covid-19 teve em todo o setor cultural e, sobretudo, no funcionamento das orquestras”, afirma a secretária da Cultura e Economia Criativa, Marília Marton.

O festival é realizado pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa.

Ingressos

Entrada gratuita, com retirada de ingressos neste link a partir de cinco dias antes de cada apresentação, limitada a quatro ingressos por pessoa. Haverá distribuição de ingressos remanescentes no dia das apresentações, na bilheteria, 1h antes do início, conforme lotação do espaço.

Mais informações em: festivalcamposdojordao.org.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Beatriz de Paula

Comentários