A província de Mendoza, na Argentina, é famosa por suas vinícolas. Ao todo são 175 adegas abertas à visitação dos turistas, que podem não só fazer uma degustação como também outras atividades. Isso lhe rendeu, inclusive, o título de Capital Mundial do Vinho do Great Wine Capitals. Sendo que a chancela foi concedida a apenas 11 lugares ao redor do mundo.
Produtor de alguns 70% de todo o vinho da Argentina, o lugar tem mais de 160 mil hectares de área cultivável de uva. E entre seus rótulos, Malbec e Cabernet Sauvignon, por exemplo, já estiveram diversas vezes listados entre os melhores do mundo.
Mendoza está a apenas três horas do Brasil e conta com voos operados pelas aéreas Gol, Latam e Aerolíneas Argentinas. Dessa forma, recentemente, a Gol ampliou a rota, contando agora com quatro frequências semanais de ida e volta, sem escalas, entre Guarulhos e Mendoza. Ao mesmo tempo, a companhia argentina está reforçando suas operações com quatro voos, incluindo uma rota nova entre Mendoza e o Rio de Janeiro.
A seguir, indicamos cinco tipos de roteiros que podem ser feitos no lugar, além do enoturismo, é claro. Confira:
Turismo de Natureza
Com quatro estações bem definidas e paisagens que têm a Cordilheira dos Andes como plano de fundo, o destino é ideal para realizar atividades ao ar livre. Ali, além de trilhas e caminhadas pelas montanhas e vales, do mesmo modo há a possibilidade de se hospedar em um glamping.
Mendoza abriga ainda o Parque Provincial Aconcagua, onde está a montanha homônima, que é considerada a mais alta dos hemisférios Sul e Ocidental.
Turismo de Neve
Bem como Bariloche, a província argentina também é destino de inverno. Isso porque conta com um dos principais centros de esqui do país: o Las Leñas. Com 65 quilômetros de superfície esquiável, 30 pistas e 13 meios de elevação com capacidade para transportar 12,1 mil esquiadores por hora, o complexo tem estrutura para praticantes de todos os níveis.
Turismo Cultural
A cultura de Mendoza é autenticamente argentina, muito ampla e acessível durante o ano inteiro. Além disso, os espaços culturais como Teatro Independencia, Museu de Arte Moderna, Museu Contemporaneo de Arte e Museu Emiliano Guiñazú, contam com intensa agenda de eventos.
Turismo de Aventura
Quem busca por adrenalina encontra no destino do país vizinho boas oportunidades de praticar cavalgadas, rafting, andinismo e trilhas. Tanto quanto há também roteiros de bike que percorrem os principais atrativos naturais da região.
Turismo de Bem-estar
Por fim, os viajantes que desejam fazer uma viagem para relaxar encontram em Mendoza opções de spas e termas que criam todo um roteiro de bem-eatar. Além disso, outra opção é fazer um circuito de yoga pelos caminhos do vinho, unindo relaxamento e o produto tradicional da província.
Texto por: Eliria Buso com informações de agência
Foto destaque por: wirestock via Freepik