Ícone do site Qual Viagem

5 tesouros naturais na República Dominicana

Um dos principais destinos no Caribe, a República Dominicana vai muito além dos grandes resorts e das cidades turísticas como Punta Cana. O país possui montanhas altas, lagos enormes, bosques tropicais, mangues, cavernas e cascatas. Visitar a República Dominicana é encontrar-se em meio a verdadeiros tesouros naturais.

Montanhas

Foto por Divulgação

A região de Jarabacoa, na parte central da ilha, é um dos destinos preferidos daqueles que buscam temperaturas mais frescas e uma experiência relaxante proporcionada pelas vistas panorâmicas da vegetação. Uma das experiências mais emocionantes é escalar os 3.087 metros do Pico Duarte, a montanha mais alta do Caribe. O Parque Nacional de Valle Nuevo, com altitude superior a 2.200 metros, é a área perfeita para a observação de aves e caminhada de montanha. Está localizado no município de Constanza, bem no centro geográfico do país.

Cachoeiras e cascatas

Foto por Divulgação

Puerto Plata oferece uma variedade de opções em cachoeiras naturais, como a Ciguapa Falls, a Magic Mushroom, a The Rapellers Delights e os 27 charcos de Damajagua, que são como piscinas onde é possível escorregar em tobogãs naturais, nadar, caminhar ou saltar entre as cascatas. Graças à combinação de montanhas com grandes rios, Jarabacoa conta com as melhores corredeiras do Caribe. As famosas cascatas Salto de Jimenoa e Salto de Baiguate são, além de um mirante maravilhoso, ideais para mergulhos refrescantes. Você também pode desfrutar das imponentes cascatas de El Limón, que caem do alto da Serra de Samaná, no nordeste do país. O lugar combina enseadas, baías, cachoeiras, montanhas, praias e vistas impressionantes.

Parques e jardins

Foto por Divulgação

Santo Domingo, a capital da República Dominicana, conta com vários parques com mirantes e está rodeado pelo Cinturón Verde de Santo Domingo. Uma ótima atração é o Jardín Botánico Dr. Rafael María Moscoso, habitado por mais de duas mil espécies de flora nativa e exótica. Localizada entre as montanhas da Cordilheira Central, em Constanza, encontramos a Reserva Nacional del Ébano Verde, onde os amantes da natureza poderão desfrutar de riachos cristalinos que se misturam entre a nebulosidade da floresta com mais de 600 espécies de plantas. Pegar o teleférico que leva ao alto da colina Loma Isabel de Torres é uma atividade maravilhosa para aproveitar Puerto Plata, pois é possível apreciar uma sensacional vista panorâmica da cidade e das costas.

Corais

Foto por Divulgação

A Bahía de Samaná concentra grande quantidade de pequenas ilhas de corais (cayos). O Cayo Levantado, de apenas 0,26 km2 é um dos mais visitados do país pela beleza das águas turquesa e areias brancas, ideal para praticar caiaque. Em Samaná também está o Parque Nacional Los Haitises, onde manguezais, ilhas de corais e cavernas se mesclam ao som de numerosas espécies de aves em pleno voo. Cayo Arena, situada em Puerto Plata, é uma majestosa ilhazinha de corais pela qual se chega por meio de uma embarcação que parte da Praia Punta Rusia, em Bahia La Isabela.

Lagos e lagoas

Foto por iStock / fotoember

O Lago Enriquillo, o maior da República Dominicana, com 200 km2, fica entre as províncias Independencia e Bahoruco. Em meio ao lago se encontra a Isla Cabritos, ilha de uma fauna diversa que inclui flamingos, iguanas gigantes e crocodilos. Para quem gosta de turismo ecológico, um passeio ideal é na Laguna Bávaro, em Punta Cana. Uma área protegida onde é possível praticar caiaque, observar aves e uma grande variedade de espécie de plantas nativas da região. Visite e nade no Hoyo Azul, situado na base de um penhasco de Skape Park.

Mais informações em: godominicanrepublic.com/pt

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile