Mesmo que o outono já esteja próximo do fim, ainda pode ser aproveitado intensamente na Noruega. Trata-se de uma estação abundante em contrastes, em que o país nórdico revela sua outra face dotada de uma beleza exuberante que só essa estação proporciona.
Com paisagens que se tingem de vermelho e amarelo, florestas repletas de bagas e cogumelos, além do retorno da famosa Aurora Boreal e das baleias orcas, a temporada de outono norueguesa oferece experiências inigualáveis.
Enquanto muitos acreditam que o outono seja apenas uma transição para o inverno, a Noruega desafia essa ideia, demonstrando que o outono é uma estação rica em maravilhas naturais e atividades memoráveis. Conheça cinco razões para se apaixonar por este cenário natural:
1. Caminhadas e ciclismo nas montanhas
Uma atividade bastante popular do outono norueguês é realizar caminhadas pelas montanhas e se deparar com a visão das folhagens do urze, que se transforma em um vibrante vermelho, amarelo e laranja.
Em alguns locais, a paisagem se transforma em um verdadeiro tapete de cores outonais. O acesso é fácil, uma vez que o sistema de transporte público leva os visitantes a destinos ideais para ciclismo e caminhadas.
2. Vivencie momentos relaxantes no destino nórdico
Nada se compara à sensação de se aconchegar sob um cobertor quente em uma cabana acolhedora após enfrentar o clima outonal que a Noruega confere.
Nada se compara à sensação de se aconchegar sob um cobertor quente em uma cabana acolhedora após enfrentar o clima outonal que a Noruega confere. À medida que o dia escurece e a noite toma conta, o momento se torna favorável para acender velas para o som tranquilizador de uma lareira crepitante, algo que talvez fique ainda mais agradável com o desfrutar de um bom livro ou na companhia de alguém especial.
3. Observe a Aurora Boreal e as baleias
O inverno não é a única época do ano em que se pode contemplar a Aurora Boreal. Saiba que, mesmo no outono, a intensidade deste deslumbrante espetáculo de luz natural é suficiente para deixar qualquer um sem palavras. No norte, o outono é ideal também para admirar as baleias, que incluem jubartes e orcas.
Aqueles que viajam com a Hurtigruten podem ainda aproveitar passeios voltados para a observação das auroras boreais, em que os safáris de baleias estão incluídos. Destinos como Vesterålen, Senja, Alta e Tromsø são excelentes para experimentar a magia das baleias e da aurora polar, outro nome dado ao fenômeno de luzes coloridas que surgem no céu noturno.
4. Passeios culturais que são perfeitos para serem realizados no outono
O outono é a estação ideal para aproveitar novas experiências culturais e artísticas. Os amantes de arte podem visitar os melhores museus e galerias da Noruega, como o novo Museu MUNCH, inteiramente dedicado ao pintor norueguês que foi um dos precursores do impressionismo e expressionismo, Edvard Munch; ou a Galeria Nacional, o maior museu de arte dos países nórdicos.
Além disso, cidades como Bergen, Stavanger, Tromsø e muitas outras contam com formidáveis museus de arte, história e história natural, sem mencionar os festivais de cinema e música ao vivo que constantemente acontecem no país.
5. Aproveite as vistas magníficas dos fiordes noruegueses, que adquirem uma beleza especial no outono
Conforme o agito do verão se transforma na serenidade do outono, os fiordes noruegueses enchem-se de uma airosidade especial. Hospedar-se em incríveis hotéis de madeira históricos certamente irão tornar a experiência ainda mais memorável, pois a demanda por quartos diminui nesta época do ano. Os visitantes podem caminhar ao longo dos fiordes e observar como a paisagem majestosa muda de cor e pulsa, enquanto sentem a força da natureza em ação.
O outono norueguês é uma temporada encantadora que oferece uma série de experiências únicas. Seja explorando a natureza exuberante, desfrutando de momentos de relaxamento, perseguindo as auroras boreais ou explorando o rico cenário cultural. Seguramente, a Noruega no outono é um destino imperdível.
Para mais informações e inspirações de viagem, acesse: visitnorway.com.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por Marte J. Åsland/ Visit Helgeland