Eleger as melhores praias em um destino que tem quase 100 delas é difícil. Por isso, nós nem nos atrevemos a abrir uma votação. Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, possui essa variedade enorme de praias, que vão das mais desertas, até badaladas ou aquelas perfeitas para o surfe. Sem a menor pretensão – apenas porque gostamos muito do destino – selecionamos 5 praias da cidade para você curtir essa temporada de verão que vem chegando. Confira:
Puruba
Tranquila, a Praia de Puruba e sua extensa faixa de areia branca e fofa fica vazia mesmo durante a alta temporada. Portanto, é o lugar ideal para quem quer curtir uma manhã de sol sem muita agitação. O mar, apesar de ser de tombo, é tranquilo e possui águas claras. Nas límpidas águas, dá para ver cardumes de pequenos peixes passeando em volta da gente! Sua principal característica é pelo encontro do rio com o mar. Para chegar até a praia, é preciso atravessar o rio Puruba, – e isso pode ser feito à pé na maioria das vezes, mas quando há cheia do rio, os barqueiros cobram uma pequena taxa de travessia.
Almada
Com vegetação abundante e mar calmo, a praia da Almada é pequena e sossegada. Em sua estrutura há barracas que servem frutos do mar. Além disso, a praia dá inicio à trilha de 40 minutos que leva à selvagem praia Brava da Almada.
Prumirim
A praia do Prumirim, que fica dentro do condomínio de mesmo nome, é indicada para surfistas, pois tem grande parte de sua extensão com mar agitado. O local conta também com boas barracas para comer e beber. Além disso, é de lá que são os barcos para a ilha do Prumirim, bastante procurada por mergulhadores.
Itamambuca
Também indicada para o surfe, Itamambuca reúne um publico jovem que está em busca de boas ondas e agito. A praia reúne bares e restaurantes rústicos, porém charmosos.
Picinguaba
Situada ao norte do litoral de Ubatuba, já quase na divisa com o Rio de Janeiro, Picinguaba tem uma pequena vila e uma praia tranquila. Suas águas verdes têm bons pontos para mergulho. Há restaurante e bares na vila, além de diversas casas de veraneio.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ klausbalzano