As pontes foram construídas para interligar lugares que não são tão acessíveis por um determinado obstáculo, no entanto, as gigantescas edificações acabam proporcionando vistas panorâmicas incríveis e levam a destinos impressionantes. Confira:
Ponte Nanpu – Xangai
Foi construída em 1998, com o intuito de ajudar a resolver o problema de trafego intenso que havia no rio Huangpu – principal rio de Xangai e o mais importante culturalmente para os chineses, pois acreditam que ele é o berço da cidade.
Para não atrapalhar os barcos, a ponte precisava ser bem alta, mas também não poderia obstruir as outras vias que já tinham sido construídas. No total são 8.346 metros de comprimento. A ponte principal mede 846 metros e o comprimento total do caracol circular elevado é 7.500 metros. Além da magnifica construção, a ponte é realmente um espetáculo para se admirar tanto de dia quanto de noite.
Estrada Atlântico Oceano – Noruega
A Noruega é uma caixinha de surpresas boas e encantadoras, desde os gigantescos fiordes ao espetáculo das auroras boreais, tudo é extremamente impressionante. Suas construções não seriam diferentes e isso pode ser comprovado na Atlanterhavsveien, a Estrada Atlântico Oceano.
Ligando as cidades de Molde e Kristiansund, através de um arquipélago, ela parece se perder pelo céu devido a extensão de 8 km. Depois que a segurança da ponte foi aprovada e garantida, muitas pessoas começaram a visitar o local para poder conhecer de pertinho tamanha beleza. Atlanterhavsveien foi considerada a construção norueguesa do século.
Ponte Golden Gate – Califórnia
Icônica é o adjetivo ideal para descrever a ponte Golden Gate. Famosa por ter sido a primeira e maior ponte suspensa do mundo, é também cenário de muitos filmes hollywoodianos.
A melhor forma de conhecer e explorar bem a ponte, é a pé – se tiver bastante disposição para andar, já que são quase 3 quilômetros de comprimento – ou de bicicleta. Existem diversas empresas de aluguel entorno do local. Para aproveitar além da vista magnifica da Baía de São Francisco, o visitante pode parar em vários pontos turísticos, como no Fort Point e o histórico posto militar de 1861 que fica quase que em baixo da ponte, de onde é possível ter outro ângulo da ponte.
Ponte Langkawi Sky – Malásia
É corajoso e gosta de aventura? Langkawi é feita para quem curte adrenalina correndo pelas veias. Localizada em Langkawi, no Quedá, a incrível ponte é sustentada por um único poste de 82m de altura e está suspensa a cerca de 100 metros a nível do solo, podendo acomodar até 250 pessoas ao mesmo tempo.
Além da altura, a ponte possui a mais longa extensão livre e curvilínea do mundo. Para completar a diversão, de vez em quando a ponte dá aquela balançadinha. Aproveite a travessia enquanto observa o melhor da fauna e flora nativa.
Ponte Millau – França
Construída para reduzir o tráfego entre a travessia da França para a Espanha, que antes era feita pelo vale do rio Tarn. Hoje ela atravessa pelo ponto mais alto da planície e muitos turistas que indo para o sul da França ou para Espanha seguem esta rota por ser direta e só ter um pedágio, o da própria ponte.
Com 343 metros de altura é considerada a maior ponte estaiada do mundo. De lá de cima é possível ter uma visão panorâmica incrível das campinas e chapadas aos redor.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por heiiiwong203