Ícone do site Qual Viagem

5 péssimas ideias de souvenir para dar de presente

souvenir

Foto por Alain Pham/ Unsplash

Basta anunciar uma viagem que você provavelmente ouvirá a seguinte frase: “Não esqueça da minha lembrancinha”. Só por ser lembrada a pessoa já fica feliz, sem nem se importar se ganhou uma simples e funcional caneta trazida de Salvador ou um elefante gigante vindo da África para decorar sua sala, certo? Errado!

Aquilo que você traz como presente importa bastante. E quanto mais simples você for na compra do souvenir, maiores são suas chances de agradar. Peritos em decoração, os editores do SweetestHome  apontam que um grande erro é apostar em itens decorativos. Por mais que sua intenção seja boa, se coloque no lugar de quem está recebendo. Você gostaria de ganhar algo que não combine com o estilo da sua casa?

Para você acertar na escolha, selecionamos cinco ideias de souvenir que qualquer um deveria evitar:

Imã de geladeira

Foto por Sunyu/ Unsplash

É tentador. O imã de geladeira até parece um souvenir interessante. Seja a foto de uma paisagem da Grécia ou um duende da Irlanda, esse tipo de presente não faz sentido na geladeira de quem não esteve lá. Geralmente, quem coleciona imãs de geladeira gosta de fazer isso como registro de onde esteve. E embora esse seja um dos souvenirs mais vendidos no mundo, a pessoa que vai receber o presente pode não gostar de ter esses imãs na sua geladeira. Essa é uma opção muito interessante apenas para sua cozinha.

Porta-retrato

Foto por Pine Watt/ Unsplash

Geralmente a moldura do porta-retrato vem com uma frase: “Eu amo tal lugar”. Qual o sentido de oferecer essa lembrança para alguém que nem esteve lá? Pode ficar lindo na sua estante com uma foto sua naquela cidade, ou ainda na casa da sua mãe, mas não é um souvenir interessante para presentear amigos, familiares ou ainda colegas de trabalho.

Camiseta

Foto por Paolo Torrini/ Pixabay

“Estive em Fernando de Noronha e lembrei de você”. Esqueça, a pessoa presenteada não terá coragem de usar essa camiseta. Se ela não ficar esquecida no armário, no máximo vai virar opção para faxinar a casa, pijama ou pano de chão. Sem falar que a chance de errar o tamanho e não conseguir trocar é grande. O modelo também pode não combinar com o estilo de quem vai receber. Sem falar nas cores e estampas, que podem não agradar.

Artesanato ou cacareco de mesa

Foto por Candid Shots/ Pexels

Aquela miniatura da torre Eiffel pode ser linda, mas ela não é uma boa ideia de souvenir. Muito menos aquela baiana de argila toda colorida. Esqueça também aquele globo de neve ou qualquer cacareco que vai juntar pó na estante de alguém. Artesanatos e itens de decoração entram no risco de não combinar com o estilo da casa de quem foi presenteado. Aposte nesses itens apenas se você conhece cada canto da casa e o estilo da pessoa que vai receber esse presente.

Quadro ou decoração de parede

Foto por Sanketh Rao/ Pexels

Se o imã de geladeira e a decoração de mesa já representam risco, imagina um quadro ou algo para pendurar na parede. Uma louça açoriana de Portugal ou uma máscara de madeira da África podem compor a parede de lembranças da sua casa, mas não fará sentido para decorar a casa de um amigo, ao menos que ele te peça.

Sendo assim, aposte em canetas, chaveiros, canecas, copos, joias, comidas ou bebidas. Além de serem úteis para quem ganha – sem colocar em risco a decoração da casa -, são fáceis de serem carregadas por quem viaja.

Foto destaque por Alain Pham/ Unsplash

Comentários

Sair da versão mobile