A Ilha da Madeira, território português localizado em meio ao Oceano Atlântico, é um destino turístico inesquecível, com belas paisagens naturais, cenários impressionantes, gastronomia deliciosa, hotéis de altíssima qualidade, além de inúmeros passeios e atrações que agradam todo tipo de viajante. Confira abaixo os 5 passeios mais buscados pelos turistas que visitam a Madeira.
Relaxar nas piscinas naturais de Porto Moniz
Além de belas praias, a Madeira possui algumas piscinas naturais e balneários que oferecem boa infraestrutura para os visitantes aproveitarem o dia. As piscinas naturais de Porto Moniz são as mais famosas e uma das principais atrações da costa norte da ilha. Elas ficam incrustadas na rocha vulcânica pertinho do mar e suas águas são renovadas a cada onda que invade as piscinas.
Devido à sua incessante renovação, a água das piscinas naturais de Porto Moniz tem um nível de qualidade considerado de excelência. Além disso, existem áreas com pouca profundidade e outras que atingem quase 2 metros de profundidade, que permitem belos mergulhos nas piscinas que chegam a ter 3.800 metros quadrados.
Degustar o famoso vinho Madeira
A Ilha da Madeira produz uma das bebidas mais famosas do mundo: o vinho Madeira. De sabor especial e teor alcoólico elevado, funciona perfeitamente como aperitivo ou digestivo. Para degustar uma boa taça desta bebida, a melhor opção é visitar uma das vinícolas produtoras, que mantêm adegas e wine bars espalhados pela ilha.
Entre as opções mais procuradas está a Blandy’s Wine Lodge, uma das mais antigas empresas produtoras de vinho Madeira, com mais de 200 anos. O local reúne um museu sobre os vinhos produzidos pela Madeira Wine Company e um excelente wine bar. São mais de 650 barris e cubas que armazenam os vinhos, que estão envelhecendo em um método tradicional conhecido como ‘canteiro’.
Passear pelas levadas da floresta Laurissilva
Considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a floresta Laurissilva é um tesouro natural de valor inestimável da Ilha da Madeira. Com cerca de 20 milhões de anos, a floresta húmida subtropical, composta maioritariamente por espécies endêmicas da Macaronésia, abriga fauna e flora diversas, onde se destacam as árvores centenárias da família das Lauráceas (que dá nome à floresta).
Uma das melhores maneiras de conhecer toda essa riqueza natural é seguindo os caminhos das levadas, canais de irrigação que levam água da parte norte do destino, onde é mais abundante, para a região sul. Elas foram construídas há mais de 400 anos e hoje somam mais de 200 levadas ao longo de cerca de 3 mil quilômetros.
O que os madeirenses do século 16 não poderiam imaginar é que esses estreitos canais acabariam se tornando uma das principais atrações turísticas do destino.
Algumas das possibilidades são a Levada dos Balcões, com grau de dificuldade fácil; as Levadas das 25 Fontes, de média dificuldade; e a Levada do Caldeirão Verde, para os mais experientes.
Descer nos tradicionais carros de cesto
Funchal é a capital e o maior centro comercial, cultural e turístico do arquipélago. Com seis séculos de existência, há uma variedade de atrações, como museus, igrejas, monumentos, parques, jardins botânicos e mirantes. Mas uma das atrações mais procuradas é o passeio nos carros de cesto, cuja origem remonta ao século 19.
Para os turistas que sobem ao Monte pelo teleférico, a partir do centro histórico, uma das formas mais divertidas e emblemáticas de retornar à cidade é fazer a descida nos carros de cesto. O transporte, produzido artesanalmente em vime e madeira, é conduzido por dois carreiros que utilizam os próprios sapatos de solas grossas de borracha como freio.
A viagem ‘ladeira abaixo’ e cheia de curvas dura cerca de 10 minutos de pura adrenalina. Antigamente, os carros eram usados para transportar os habitantes do Monte até a cidade do Funchal e já funcionam como atração turística a mais de 100 anos.
Apreciar as vistas do Cabo Girão
O destino de Câmara dos Lobos é o cartão-postal desta região à beira-mar. Por ali, o turista encontra paisagens autênticas e deslumbrantes como o Cabo Girão, promontório mais alto da Europa, com 580 metros. Seu mirante tem uma plataforma suspensa de vidro, conhecida como skywalk. É uma das atrações mais visitadas e oferece uma bela vista panorâmica para o oceano e para a bela capital, Funchal.
Além da vista impressionante, Cabo Girão é uma área privilegiada para a prática de parapente e base jumping. O local já foi escolhido pelo paraquedista português Mário Pardo, conhecido como homem pássaro, para um dos seus famosos saltos de moto. Além disso, nas imediações pode ser encontrado um dos principais locais de peregrinação da Madeira, a capela de Nossa Senhora de Fátima, cuja edificação remonta a 1951.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por Greg Snell