Ícone do site Qual Viagem

5 parques para visitar em São Paulo com a família

O verão vem chegando e – junto com as férias -, nos convidando a sair de casa para apreciar a cidade que se colore dos mais ricos matizes e perfumes. A natureza se reanima e deixa uma alegria no ar. Por isso, é hora de aproveitar o fim de semana em sintonia com a natureza. São Paulo está repleta de lugares assim, escolha um dos parques, siga nossas dicas e bom passeio!

 Pico do Jaraguá

O ponto mais alto da cidade tem 1.145 metros de altitude e está cercado pelo Parque Estadual do Jaraguá (foto acima). O lugar é ideal para um passeio nos dias de primavera de céu claro, a partir de onde São Paulo  se esparrama a perder de vista. Pode-se chegar ao topo percorrendo a Estrada Turística do Jaraguá ou, para os mais aventureiros, fazendo a Trilha do Pai Zé, com 1.450m de extensão.

Aberto diariamente de 7h às 17h.

Parque da Independência

Marco histórico nacional, o parque fica na Colina do Ipiranga às margens do riacho de mesmo nome, onde D. Pedro I declarou a independência do país em 1822. Repleto de jardins e bosques, o parque é residência de pica-paus, papagaios, periquitos e alma-de-gato com sua cauda notável. Azaleias, buxos e topiárias colorem o jardim francês, em frente ao Museu Paulista, além dos canteiros de rosas, arranjos de pinheiros e palmeiras.

Aberto diariamente de 5h às 20h

Parque Estadual da Cantareira

Tombado pela Unesco  , o parque possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo e abriga espécies de plantas e animais ameaçados de extinção, como a canela-preta, a imbuia, a jaguatirica, o gato-do-mato, o bugio e o macuco. São quatro núcleos de visitação: Águas Claras, Engordador, Cabuçu e Pedra Grande, o mais acessível para quem mora em São Paulo  , com trilhas de diferentes níveis de dificuldade, museu e anfiteatro.

Aberto aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h

Parque do Ibirapuera

O parque mais importante da cidade não poderia ficar de fora da lista, palco de eventos musicais, culturais e esportivos. A extensa área de lazer atrai público saudável fãs das mais diversas modalidades, como caminhada, corrida, patinação e skate. Alugue uma bicicleta e depois refresque-se com uma água de coco, sente-se sob a sombra das árvores frondosas para relaxar e veja a dança das águas no lago.

Jardim Botânico

Uma área super agradável para passar uma manhã ou uma tarde entre 380 espécies de árvores espalhadas em 360 mil metros quadrados de Mata Atlântica, entre elas o símbolo brasileiro Pau Brasil  . O lugar recebe visita de famílias, casais e fotógrafos que aproveitam a beleza dos jardins para fazer piquenique, namorar e tirar fotos belíssimas. Ali está a nascente do Riacho do Ipiranga, marco histórico nacional, e há estufas, lagos, um túnel de bambu e o Jardim dos Sentidos.

Aberto de terça a domingo e feriados de 9h às 17h

 

Texto por: Adriana Lage, via shopntravelguides.com

Fotos: Wikipedia (Gabor Basch, Kiko Correia, Dornicke)

Foto destaque por Henrique Boney via Wikipedia

Comentários

Sair da versão mobile