Mundialmente reconhecido pela sua genialidade, Oscar Niemeyer foi um homem à frente de seu tempo. Dono de um estilo só seu, foi um dos principais pilares da arquitetura moderna ao se tornar um dos mais premiados e influentes arquitetos do planeta. Seu trabalho, famoso pelas curvas em concreto armado, uma de suas especialidades, ganhou o mundo em grandes edificações em países como Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Índia e Argélia. Mas foi em Brasília, cidade idealizada por Juscelino Kubitschek e imortalizada por Lúcio Costa, seu amigo e antigo patrão, que algumas de suas obras mais notáveis se popularizam.
O B Hotel, um dos mais charmosos hotéis design de Brasília, relembrou algumas das obras mais famosas e marcantes do mestre da arquitetura na capital federal. Confira:
Congresso Nacional
Popular na TV por conta das suas aparições quase que diárias no telejornal, o Congresso Nacional é a casa da Câmara e do Senado em Brasília e foi projetado por Oscar Niemeyer em parceria com o engenheiro pernambucano Joaquim Cardoso. A edificação, chamada oficialmente de Palácio Nereu Ramos, foi inaugurada junto com Brasília e é um dos símbolos da capital federal por conta da sua peculiar aparência, com duas cúpulas contrastantes entre as torres centrais.
Palácio do Planalto
Outro lugar bastante popular nos telejornais é o Palácio do Planalto, lar do gabinete oficial do Presidente em exercício. Situado na Praça dos Três Poderes, ao lado do Congresso e do STF, também projetados por Oscar Niemeyer, o Palácio do Planalto emana ares de modernidade graças ao seu arrojado projeto arquitetônico. O charme, é claro, está nas colunas do prédio, que segundo o próprio Niemeyer, conseguiram dar um efeito leve, como penas pousando no chão.
Catedral Metropolitana
Considerada por muitos como a grande obra-prima de Niemeyer, a construção rendeu ao arquiteto o Prêmio Pritzker em 1988, o equivalente ao Nobel de sua profissão. A beleza dos seus inconfundíveis arcos e vitrais é única. O edifício foi projetado para relembrar a coroa de espinhos usada por Jesus Cristo. Em cada uma das suas quatro entradas, há estátuas representando Mateus, Marcos, João e Lucas. Visita mais que obrigatória.
Museu Nacional da República
Pertinho da Catedral Metropolitana, o Museu Nacional da República, no Setor Cultural Sul da Esplanada dos Ministérios, é outra obra arquitetônica de Oscar Niemeyer que costuma atrair a atenção dos turistas pelo seu incrível formato de cúpula com ares pra lá de futuristas. O charme, é claro, fica por conta da rampa de entrada. Na hora da foto, não deixe de aproveitar a presença da Biblioteca Nacional, ao lado do museu.
Teatro Nacional
Apontada como um dos maiores complexos já construídos por Oscar Niemeyer, o Teatro Cláudio Santoro é uma das principais obras do artista em Brasília. Inaugurado em 1966, o edifício apresenta o pouco convencional formato de pirâmide e é dedicado única e exclusivamente às artes. O local já abrigou grandes espetáculos nacionais e internacionais e apresenta uma beleza genuinamente digna dos traços do gênio.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / R.M. Nunes