Ícone do site Qual Viagem

5 motivos para visitar o 1° Festival Enogastronômico de São Roque

Red wine with charcuterie assortment on the backgroundRed wine with charcuterie assortment on the background

A estância turística, localizada a 190 km de São Paulo, é muito procurada por turistas apaixonados por atrativos naturais e com belíssimas paisagens, que inclui cachoeiras no meio das montanhas, fazendas e parques ecológicos, e até mesmo a prática de esportes radicais e descanso. A típica cidade do inteior acolhe seu visitante com muita hospitalidade. Pensando nisso, e com a intenção de prestigiar os sabores e a gastronomia local, a cidade recebe o 1° Festival Enogastronômico, selecionando 6 restaurantes tradicionais da região, que criaram receitas inéditas com um ingrediente especial: o vinho. Para avaliar as iguarias, os participantes recebem um PIT (Ponto de Informação Turística) para qualificar sua apresentação, cor, aroma, sabor e originalidade. O prato vencedor será nomeado até a próxima edição do evento como “Prato de São Roque”. Confira abaixo 5 motivos para não perder o festival:

Fica próximo da capital

Foto por Sergio Luiz Jorge / Expressão Studio

Em torno de 60km de distância da capital paulista, pouco mais de 1 hora de viagem, São Roque é um atrativo para os turistas. Além de sua excelente gastronomia, a cidade apresenta chamativos pontos turísticos como a trilha no Morro do Saboó, o Ski Mountain Park e a Igreja Matriz de São Roque.

Ingrediente: vinho

Foto por iStock / debyaho

Dá para falar de São Roque e esquecer do vinho? Como a principal tradição da cidade, e para fazer jus ao nome do Festival, os pratos terão o ingrediente vinho como parte da receita. Todos eles providos das principais vinícolas da região.

Restaurantes com excelência em infraestrutura

Cordeiro de la Montaña, do restaurante Parrilla de La MontañaFoto por Divulgação

Apesar de não fazer parte da grande da São Paulo, ou da região metropolitana, os restaurantes participantes apresentam estrutura igual ou superior aos mais sofisticados estabelecimentos da capital. Todos eles com uma estrutura admirável e adequada, junto com as tradicionais peculiaridades e sabores da região.

Safra de Alcachofra

Alcachofra recheada, do restaurante Tia Lina. Foto por Divulgação

Outra tradição de São Roque é o cultivo de alcachofra. Com excelentes plantações, sua safra chega de mãos dadas com a primavera. Presentes em alguns pratos do Festival, elas estarão fresquinhas para o consumo.

Preço justo

Foto por iStock / grinvalds

Todos os pratos apresentam receitas inéditas com os mais sofisticados ingredientes da culinária sanroquense, pelo preço único de R$ 50,00.

Serviço

1º Festival Enogastronômico de São Roque

Data: 1º de setembro à 1º de outubro

Horário: Almoço e jantar

Restaurantes participantes: Bolinhas, Cantina da Tia Lina, Deodoro, Parrilla de La Montaña, Sabor Du Chef e Villa Don Patto.

Onde se hospedar: Hotel Villa Rossa.

Texto por Agência com edição de Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / Natalia Van Doninck

Comentários

Sair da versão mobile