Apesar de ser lembrado como um destino de inverno, Campos do Jordão é uma ótima opção também para o verão. A cidade possui clima ameno e surpreende os turistas com as inúmeras atrações disponíveis e hospedagens luxuosas para todas as idades e estilos. Confira cinco motivos para visitar o município na Serra da Mantiqueira também durante a estação mais quente do ano:
Clima agradável
Com clima ameno durante o verão, a cidade é perfeita para quem não curte o calor intenso que faz em boa parte do país nesta época do ano. Isto porque o município se encontra a mais de 1,6 mil metros acima do nível do mar, o que faz com que as temperaturas sejam mais baixas do que a média nacional.
Atividades saudáveis e ao ar livre
Ideal para quem busca ecoturismo, a região conta com vários parques, florestas e lagos. Nestes locais, são muito comuns as práticas de ciclismo, trekking, cavalgada, arvorismo, escalada, trilhas e birdwatching. Sem contar com as paisagens exuberantes que envolvem o destino, em meio a montanhas e muita natureza. Empresas como Aventoriba, Zoom Bike Park, Altus Turismo Ecológico, Aventura no Rancho e Roots Bike Park podem oferecer experiências inesquecíveis.
Passeios para a família toda
Acolhedora, a cidade de Campos do Jordão proporciona passeios para todas as idades e possibilita muita diversão em família. No Tarundu, por exemplo, além do contato com a natureza, os visitantes se deparam com atrações como tirolesa, arco e flecha, air games, orbit ball, paintball, bungee trampolim e a famosa boia cross, que é sensação entre crianças e adultos. Para quem prefere um passeio um pouco mais tranquilo, o parque dispõe de atividades como mini golf ou um belo passeio de charrete.
Deslocamento
Para quem sai da capital paulista, a viagem até Campos do Jordão dura cerca de duas horas – e isso não muda nas férias de verão. Contra o maior fluxo nessa época do ano, a cidade foge dos engarrafamentos comuns que assombram os turistas que vão ao litoral e permite que o passeio seja tranquilo, longe das grandes aglomerações habituais.
Atrações para longos períodos
Para quem pretende dar uma esticadinha, a cidade tem programação para uma semana inteira e ainda não é o suficiente. Locais como Morro do Elefante, Chocolate Araucária (com passeio guiado pela fábrica), Palácio Boa Vista, Estação de Trem, Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro são paradas obrigatórias para quem visita a cidade. Além dos pontos turísticos, Campos é famosa por seus restaurantes renomados, que apresentam o melhor da alta gastronomia, como Pontremoli, L’Osteria Villa Casato, Libertango, Ludwig Restaurant, Confraria do Sabor, Dois Rios, entre outros. Sem contar com os bares e a Vila Capivari, ponto de encontro para quem deseja degustar uma boa cerveja artesanal. Recentemente o município também ganhou um trenó sobre trilhos, que percorre 485 metros e pode atingir uma velocidade de até 40 km/h.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Marco Ankosqui – MTUR