O país conhecido por seu rigoroso inverno, pela vodka e pelos suntuosos palácios de cúpulas coloridas ainda tem muito a revelar aos brasileiros. A Rússia conta com belas paisagens, com lagos e montanhas, e uma curiosa, porém rica, cultura que promete atrair e encantar os visitantes brasileiros. A pouco menos de um ano da Copa do Mundo de 2018, selecionamos cinco motivos para você conhecer o país e – de quebra – assistir alguns jogos da seleção.
Confira:
São Petersburgo
A segunda maior cidade do país é importante tanto economicamente quanto por suas atrações. Mantendo a elegância e imponência dos tempos do czares, o destino abriga os coloridos palácios e catedrais que já se tornaram famosos em todo o mundo. Além disso, jardins e museus completam um roteiro pelo lugar. Sua noite, agitada, reserva bons bares e restaurantes para os turistas. Destaque para os pontos: Museu Hermitage, a Catedral de Santo Isaac e o Palácio Yusupov.
Lagos e montanhas
O rigoroso inverno russo nos faz pensar que a paisagem por lá é sempre inóspita, gélida e monocromática. Mas algumas regiões com lagos, montanhas, vulcões e gêiseres podem te surpreender. Lugares como Kamtchatka, no leste do país, o Lago Baikal – no sul da Sibéria – e Altai, ao sul, tem cenários deslumbrantes.
Cultura
Extremamente variada, a cultura russa tem influência de diversas nações que compõem sua população. Na arquitetura, por exemplo, é possível identificar estilos como bizantino, rococó, renascentista, barroco e neoclássica. Além disso, as artes em geral e a música são muito fortes no país, com óperas e balés famosos. Outro destaque da cultura são as típicas matrioskas. As bonecas, que chegam a guardar famílias de até 30 integrantes, simbolizam a ideia de maternidade, fertilidade, amor e amizade. Na culinária, a especialidade são as sopas, preparadas com base em raízes e sabores peculiares.
Viagem de trem
As viagens de trem são um dos jeitos mais fáceis de percorrer os longos caminhos da Rússia. Para experimentar uma verdadeira aventura sobre os trilhos, nada melhor do que o roteiro da Transiberiana, com mais de 9 mil quilômetros. Essa rota passa, inclusive, por outros países, como Mongólia e China, e por 8 diferentes fusos horários.
Estações de metrô
As estações de metrô de Moscou já são conhecidas no mundo inteiro por sua arquitetura. Assemelhando-se a palácios de mármore, as mais de 200 estações são consideradas patrimônio cultural do país. Além da beleza, os trens são conectados com wi-fi gratuito para todos os usuários. Destaque para as estações: Mayakovskaya, Komsomolskaya e Prospekt Mira.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Delpixart