O ritmo da Jamaica se reflete em suas colinas verdes e até nas ondas de suas águas que variam em tons de azul. A paisagem é nada menos que cativante. Não importa como você escolha explorar a natureza jamaicana, é provável que seja uma experiência da qual você não se arrependerá!
Respire o ar puro da montanha, brinque nas ondas, cheire as flores terapêuticas e admire criaturas exóticas. Uma viagem à Jamaica é um presente para os amantes da natureza, por onde deseja começar a vivenciá-la? Descubra pelo menos 5 motivos:
1) SUAS ÁGUAS CRISTALINAS
A água doce corre pelo país em magnitudes, terrenos e estéticas variáveis. As gloriosas cachoeiras criadas por anos de paredes rochosas emolduradas são um espetáculo para ser visto e muitas vezes atraem nadadores de todos os níveis de habilidade que chegam para um mergulho rejuvenescedor. Podem ser vistos jacarés de perto aproximando-se pela superfície da água no Black River Safari na região sul, suba a Dunn’s River Falls ao norte, faça um passeio de jangada pelo Rio Grande a leste e explore as várias piscinas naturais em Mayfield Falls a oeste. Em Little Dunn’s River e Laughing Waters você poderá ver como um rio deságua no Mar do Caribe e passar um dia delicioso na praia.
2) JARDINS E NATUREZA DIVERSIFICADA
Se as plantas fascinam o visitante, o Jardim Botânico da Jamaica exibe uma variedade de plantas atraentes que celebram sua rica herança hortícola. A luz solar durante todo o ano e o solo fértil dão origem a uma abundância de vida vegetal em quase todos os lugares. Royal Botanical Gardens e Cinchona Botanical Gardens em St. Andrew; Hope Zoo em Kingston; Castleton Gardens em St. Mary’s; Ahhh Ras Natango Galeria & Garden em Montego Bay são alguns exemplos da natureza em pleno esplendor.
3) OS PÁSSAROS E A FAUNA COLORIDA
Entre os muitos tesouros naturais locais está uma diversidade de plantas com flores e vida selvagem, algumas não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo! Admire os animais em seus habitats naturais, santuários protetores, jardins botânicos e zoológicos ao redor da ilha é uma experiência única. Com mais de 200 espécies de aves, incluindo mais endêmicas do que qualquer outra ilha do Caribe, a Jamaica é um verdadeiro paraíso para observadores de pássaros. Você pode até alimentar seu pássaro nacional, o Doctor Bird, em atrações como Rockland Bird Sanctuary e Barney’s Hummingbird Garden.
4) MONTANHAS, MUITAS MONTANHAS
Uma caminhada pelas Blue Montains (Montanhas Azuis), Patrimônio Mundial da UNESCO ou pelo acidentado Cockpit Country, proporcionará as melhores oportunidades para avistar espécies endêmicas de vários tipos.
Para caminhadas na Jamaica é fácil acessar de quase qualquer lugar; aventure-se pelas colinas e vales para ver um lado diferente e verde da ilha. As montanhas estão cobertas de bosques e flores preciosas, muitas favoritas de muitas aves.
5) CRIATURAS
Além da deslumbrante variedade de pássaros, há muito mais na vida selvagem jamaicana. Cobras, lagartos, sapos, coelhos, iguanas e crocodilos americanos já estavam na ilha muito antes da chegada dos espanhóis. Os lagartos são fáceis de encontrar, pois muitos vivem em torno de casas e jardins, alimentando-se de insetos.
O coelho (intimamente relacionado ao rato e semelhante a um grande porquinho da índia marrom) e a iguana não sobreviveram tão bem quanto os lagartos, tendo sido vítimas do feroz mangusto, uma espécie recém-chegada à Jamaica da Índia para controlar ratos no campo. O crocodilo americano, que se diz ser inofensivo, e o peixe-boi sobrevivem em pequeno número ao longo da costa sul.
Além disso, existem mais de uma dúzia de tipos diferentes de pequenos sapos, cem borboletas diferentes e 25 espécies de morcegos inofensivos.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Fotos: Divulgação