O estado norte-americano da Califórnia é conhecido por ser o lar de algumas das árvores mais altas do mundo, as sequoias. Essas árvores incríveis podem ter mais de 100 metros de altura e podem viver por milênios. Confira as dicas abaixo e saiba onde encontrá-las:
Parque Nacional Redwoods
O visitante se sentirá muito pequeno perto dessas sequoias gigantes alinhadas lado a lado como arranha-céus. A dica é começar o passeio no centro de visitantes Thomas H. Kuchel, que reúne inúmeras exposições e informações sobre a preservação dessas sequoias. Para quem quiser fazer uma caminhada entre as árvores a sugestão é a trilha Lady Bird Johnson Grove loop com 2 km percorridos entre a floresta. Na primavera e no verão é possível ver inúmeras aves marinhas no céu.
Avenida dos Gigantes
Esse trecho da US-101 é marcado pelas sequoias gigantes que formam uma moldura para a estrada. Alguns dos 56 km da rota passam pela área protegida do Parque Estadual Humboldt Redwoods. Ao longo do caminho o viajante encontrará outras surpresas, como as casas todas parecidas na pequena cidade de Scotia, que já foi “cidade-empresa” de uma madeireira local, um punhado de lojas de presentes com peças feitas de madeira maciça e atrações folclóricas que podem acrescentar charme à visita.
Parques Nacionais Sequoia e Kings Canyon
Além das árvores enormes, os parques adjacentes Sequoia e Kings Canyon reservam ao visitante paisagens montanhosas, cânions e rios. Dentro das fronteiras da área está o Mount Whitney, considerado o ponto mais alto dos Estados Unidos, com 4.417 metros de altitude, e o Kings River Canyon, um dos cânions mais profundos da América do Norte. Mas, para quem está em busca de árvores gigantes, o principal destaque dos parques é a General Sherman Tree, a maior de todas as árvores gigantes da Califórnia, com seus 84 metros de altura e 31 de diâmetro.
Muir Woods
Esse bosque a um pulo de San Francisco é uma área de proteção às sequoias que sobreviveram ao corte nessa região, que foi quase toda desmatada por madeireiros no final do século XIX. O lugar foi estabelecido originalmente como um marco nacional, em 1908, pelo Presidente Theodore Roosevelt, e recebeu esse nome em homenagem ao naturalista John Muir. Mesmo nos dias agitados do verão, o passeio por Muir Woods costuma ser calmo, principalmente para quem chega pela manhã. Também é possível participar de atividades no parque como uma caminhada guiada pelos bosques ao anoitecer.
Parque Estadual Julia Pfeiffer Burns
Uma das atrações para quem visita o Parque Estadual Julia Pfeiffer Burns é a trilha Ewoldsen Trail, um percurso de 3 km onde se encontram sequoias gigantes e arbustos espinhosos. Mas a beleza do parque não acaba aí: a McWay Falls é uma cachoeira que dá no mar e forma uma paisagem impressionante – uma trilha de menos de 1 km (ida e volta) te leva até o topo.
Mais informações em: visitcalifornia.com/br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / tristanbnz