Viajar é um dos melhores investimentos quando se trata de conhecimento e prazer, mas em um mundo globalizado como o que vivemos hoje, não há como se desligar de tudo enquanto está fazendo uma viagem e, então, a informação precisa ser colocada na bagagem para não ficar perdido.
Antigamente era preciso viver na dependência de mapas e jornais impressos, televisão, ligações telefônicas caras e tantas outras formas de se comunicar e ter acesso às informações. Hoje é tudo digital e está literalmente na palma das mãos, tornando mais fácil ficar informado sobre o que acontece no mundo enquanto se está viajando, aproveitando momentos especiais que ficarão eternizados nas lembranças do turista.
Neste ano os eventos esportivos estão em alta com a realização de campeonatos de futebol, automobilismo, vôlei e basquete, além da Fórmula 1 e vários outros esportes. Para quem gosta de acompanhar os eventos esportivos poderá usar aplicativos ou sites de notícias para ver os resultado dos jogos pelo mundo.
Neste artigo vamos ver algumas das ferramentas que podem ajudar o viajante a ficar bem-informado durante a viagem, seja ela nacional ou internacional. São 5 dicas valiosas que podem ser usadas em qualquer situação para não ficar preocupado em perder as informações mais relevantes, seja de qual segmento for.
- Google News
Hoje é fácil estar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, pois é possível contar com centenas de aplicativos de notícias disponibilizados gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store.
Entre os aplicativos é possível destacar o Google News que disponibiliza conteúdo e links para os principais portais de notícias do Brasil e do mundo. No app o usuário pode selecionar a editoria que deseja receber conteúdo como política, esporte, famosos, televisão e vários outros. Também é possível seguir os produtores de conteúdos favoritos, seja blog, canal no YouTube ou portal.
O Flipboard é outro aplicativo interessante que agrega notícias dos principais meios de comunicação do Brasil e vários outros países. Com uma interface intuitiva e curadoria qualificada, o app é uma das opções para quem precisa se manter informado enquanto viaja.
Existe uma certa semelhança com o Google News em relação à oferta de conteúdo gratuito, mas o design do Flipboard é mais atrativo e está entre os mais descarregados nas lojas de aplicativos.
- Apple News
Para usuários do iPhone, além de conseguir descarregar e acessar os dois aplicativos citados acima, existe a alternativa de um app próprio da marca criada por Steve Jobs. Trata-se do Apple News, que foi criado para substituir o Flipboard, quando deixou de ser um produto exclusivo do iOS.
Com o aplicativo Apple News o usuário consegue ter acesso a vários portais de conteúdo informativo também com curadoria criteriosa para que as informações mais relevantes possam ser disponibilizadas.
Para quem gosta de treinar o inglês, o app é ideal, pois oferece notícias de portais americanos e ingleses, por exemplo. Como tudo que está sob a marca Apple, ele só é disponibilizado para iOS, deixando como alternativa para os usuários do sistema Android os aplicativos destacados no início deste artigo.
- Guia de viagem digital
Estamos falando de viagem e, além de estar antenado com as notícias diárias, é preciso manter-se informado sobre os roteiros e a cultura de cada lugar que se está visitando. É aí que entram os famosos guias de viagem, que em outros tempos só estavam disponíveis em versão impressa causando incomodo ao turista pelo volume dos livros ou revistas.
A grande vantagem de um guia de viagem digital é que muitos desses aplicativos disponibilizam as informações sobre tempo e temperatura, sugestões de hotéis e restaurantes, plantões de farmácias e outras informações úteis como dados sobre os pontos turísticos mais interessantes do lugar em questão.
- Streaming
Nem só de Netflix e Amazon Prime vive o mundo dos streamings. Os mais importantes canais de televisão do mundo oferecem aplicativos próprios para o usuário acessar sua programação em qualquer lugar do mundo, como a CNN, Globo e SBT, por exemplo. A maioria das empresas de comunicação não cobram assinaturas para liberar o conteúdo ao usuário desde que aceite a exibição de anúncios.
Além dos canais de notícias tradicionais, emissoras e produtores de conteúdo sobre economia também dispõe de aplicativos de notícias e informações variadas para o usuário. A vantagem desses últimos é que quando o turista está viajando, precisa saber sobre a cotação da moeda local, os fatos que podem influenciar na economia do país que está visitando e, muitas vezes, aproveitar uma oportunidade de ganhar ou economizar.
Existem várias opções para quem precisa se manter informado durante a viagem. Aqui cabe uma dica extra para quem ainda gosta de manusear as páginas de um jornal: muitos estabelecimentos como padarias e lanchonetes de alguns países disponibilizam exemplares de jornais impressos para a leitura dos clientes enquanto tomam café.
Aproveite as dicas e mantenha-se informado durante toda a sua viagem.
Foto por: JESHOOTS.COM via Unsplash