Em um cenário de instabilidade econômica, uma grande preocupação dos brasileiros é conseguir curtir as férias sem gastar excessivamente. A alta do euro e a cotação do dólar são alguns dos fatores que contribuem para encarecer as viagens para destinos internacionais.
Mas essas questões não podem impedir que a viagem dos sonhos se concretize! Os turistas ainda podem aproveitar as tão aguardadas férias no exterior sem pesar muito no bolso.
Em primeiro lugar, é necessário ter um bom planejamento financeiro e se organizar com antecedência para isso. Mas também é importante estar atento aos valores – existem diversos destinos que se mostram mais econômicos para os viajantes, como países na América do Sul, por exemplo, e até mesmo alguns locais na Europa.
Confira, abaixo, dicas de destinos acessíveis para quem quer fazer uma viagem internacional em 2023:
Argentina

Foto por iStock / lovelypeace
Com a desvalorização do peso argentino nos últimos anos, tornou-se mais barato para os brasileiros visitar o país, atualmente. Além de ser rico em história, belas paisagens e passeios turísticos, o país é vizinho do Brasil, o que encurta a viagem e diminui os preços de transporte. A Argentina oferece inúmeras opções para os amantes da gastronomia e muitas atrações imperdíveis. Em Buenos Aires, a capital, há diversos passeios que permitem conhecer mais sobre a história do país e sobre sua cultura, como o tango. Para os que apreciam o ecoturismo, há várias outras cidades com belezas naturais, como Bariloche, Ushuaia, Córdoba, Mendoza e Salta.
Cuba

Foto por iStock / MaboHH
A ilha no Caribe é um dos destinos de ótimo custo-benefício. Com praias paradisíacas, de areia branca e um mar tranquilo de águas claras, o país oferece atrações e passeios para todos os gostos. A capital, Havana, respira história e cultura, com muitos museus, rotas turísticas atrativas e arquitetura exuberante. A culinária cubana também é uma das mais apreciadas do mundo, com pratos e drinks muito aclamados internacionalmente, como o mojito.
Peru

Foto por Divulgação / PROMPERU / Heinz Plenge Pardo
O Peru é um país muito procurado pelos brasileiros quando se trata de turismo, com custo de vida inferior ao do Brasil e preços acessíveis, da alimentação ao transporte público. Com regiões históricas e passeios incríveis para quem aprecia uma boa paisagem, o país tem ampla diversidade cultural, com diferentes etnias. Lima, Machu Picchu, Cusco e Arequipa são as cidades mais recomendadas para os turistas, com programação diversa para aproveitar desde as belezas naturais à vida noturna local.
Colômbia

Foto por iStock / garytog
É um dos destinos mais procurados por aqueles que buscam fazer um mochilão no continente, também muito próximo ao Brasil. A Colômbia conta com belas praias e uma cultura muito rica, além de ser considerado um local seguro para os turistas visitarem. Bogotá, Medellín e Cartagena são algumas das cidades obrigatórias para conhecer, com atrações imperdíveis, sendo que esta última foi classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Tailândia

Foto por iStock / AsianDream
Para aqueles que buscam uma viagem mais robusta, um país asiático com ótimos preços é a Tailândia, um dos destinos mais baratos do continente. Embora seja distante, o país conta com valores acessíveis quando se trata de alimentação, hospedagem e meios de transporte. Vale muito a pena conhecer a cultura tailandesa, os grandes e majestosos templos budistas, a culinária exótica e as lindas praias do país.
Artigo de: Bob Rossato é co-fundador e VP do ViajaNet
Foto destaque por iStock / sorincolac