O Espírito Santo é repleto de destinos incríveis, de belas praias e serras a cidades que preservam a herança cultural dos imigrantes. Confira aqui algumas cidades capixabas para visitar nessas férias de verão:
Anchieta
Além das praias, que se estendem por 30 quilômetros de costa, a cidade fundada em 1565 pelo padre José de Anchieta – canonizado em abril de 2014 – preserva o local onde ele morou por boa parte da vida. No Santuário Nacional do Beato Anchieta, é possível visitar a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, erguida para servir de escola de catequização de índios, e o antigo quarto de Anchieta, que é um museu com antigos objetos litúrgicos.
Domingos Martins e Pedra Azul
Num belo trecho da Serra Capixaba, a região de Domingos Martins está repleta de hotéis charmosos e lojinhas que comercializam produtos orgânicos e artesanais, incluindo mel, frutas, legumes, sucos, cafés, cogumelos, palmitos e carnes. A principal atração por lá é o Parque Estadual da Pedra Azul, com trilhas até a formação rochosa coberta de liquens que mudam de cor de acordo com a incidência do sol.
Uma das caminhadas termina nos poços para banho formados no pico da pedra pela ação do tempo e das chuvas. Ao lado do parque, a Fazenda Fjordland promove passeios a cavalo até um mirante. Lá os visitantes poderão banhar-se nas piscinas naturais ou conhecer a plantação de café. Mais radical, o rafting no Rio Jucu passa por trechos mais calmos ou atribulados do curso d’água. Vale circular também pelos distritos de Aracê e Santa Isabel, onde ficam várias das pousadas ecológicas.
Guarapari
Nenhum outro trecho do litoral do estado do Espírito Santo é tão movimentado quanto este, principalmente em torno da charmosa Praia de Meaípe, com suas ruas de areia, castanheiras, barquinhos e mar calmo. Seguindo em direção norte, você alcança o mar verde, a Mata Atlântica e os costões da Praia dos Padres e as águas clarinhas de Bacutia, ponto de agito e paquera. Estão entre as mais bonitas da cidade, assim como o conjunto de praias Vermelha, do Sul e Ermitão, no Parque Natural do Morro da Pescaria, da Aldeia, dos Adventistas, Três Praias, Setiba Pina e Setibão, a preferida dos surfistas. A rica fauna marinha e as águas claras da região ainda fazem de Guarapari um ótimo ponto de mergulho com cilindro ou snorkel.
Venda Nova do Imigrante
Os descendentes dos alemães e italianos que ajudaram a colonizar a região hoje capricham nas atrações do agroturismo: a Rodovia Pedro Cola (ES-166), estrada que liga a cidade ao município de Castelo, é rica em propriedades rurais com lojinhas e espaços para degustação de produtos caseiros, como massas, compotas e cachaças. Artesanato de madeira, docinhos, licores, queijos e socol, um embutido típico feito de lombo de porco, também estão à venda. Algumas fazendas levam os visitantes para conhecer a produção de produtos como açúcar mascavo, cachaça e melado.
Vila Velha
Colada à capital capixaba, a cidade recebe muitos visitantes no fim de semana para aproveitar praias badaladas como a da Costa e a Barra do Jucu, afastada do centro. Outra atração imperdível é visitar o Convento de Nossa Senhora da Penha, com romaria, missas e até shows musicais. Instalada no alto de um morro, a 154 metros de altura, a igreja de 1558 tem uma capela que guarda a imagem da padroeira do estado, museu sacro e sala de ex-votos.
Mais informações em: setur.es.gov.br
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: Sagrilo / SETUR-ES