Ícone do site Qual Viagem

5 destinos de imersão no turismo rural

Foto por Istock/ Benedetta Gelli

Uma pesquisa recente da Booking.com revela que oito em cada dez brasileiros (81%) gostariam que o investimento na viagem possa, de alguma forma, ter um retorno direto para a comunidade local. Uma das maneiras de garantir que isso aconteça, é vivenciar o turismo rural.

Essa modalidade turística permite que viajantes tenham a possibilidade de percorrer sítios e fazendas de famílias tradicionais dos destinos e aprender sobre cultivos locais e tradições do povo, beneficiando essas comunidades social e economicamente. A imersão fica mais completa quando o turista reserva uma hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar.

Pensando nisso, listamos 5 destinos mundo afora que oferecem essa experiência única de contato com a fauna, a flora e as comunidades rurais.

Gramado/Canela, Brasil

Gramado e a vizinha Canela são nacionalmente conhecidas pelo clima gostoso de inverno e seus premiados chocolates, mas o que muitos turistas não sabem é que a região oferece um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais por meio do turismo rural. Embarque na tradicional Princesinha, um ônibus antigo da década de 50, e conheça fazendas coloniais, entenda a rotina dos agricultores e tenha a chance até de alimentar ovelhas.

Onde ficar: Já pensou em se hospedar em pipas que fizeram guarda de vinho por mais de 60 anos? O Chalé Temático em Pipa de Vinho fica numa região rica em mata preservada, localizada na serra gaúcha, em Canela. Aqui, o hóspede consegue se desconectar e apreciar pequenos presentes da natureza, como o canto dos pássaros.

Aosta, Itália

Que tal dar adeus ao estresse da vida urbana e usar as férias para uma espécie de terapia rural? No Vale de Aosta, uma pequena região na Itália, a 60 quilômetros de Turim, é possível conhecer a vida e a mentalidade de quem cultiva a terra e cria animais nas montanhas. Aqui, o turista se encanta e pode fazer parte dos trabalhos nos vinhedos nas encostas, cuidar dos campos cultivados e até das colmeias.

Onde ficar: Situado no sopé do Monte Emilius, o Hotel Diana tem atmosfera familiar e oferece um jardim, restaurante e quartos com vista da montanha. Um dos destaques é o buffet de café da manhã diário, que inclui bolos caseiros e especialidades cultivadas nos campos locais.

Saaremaa, Estônia

Maior ilha da Estônia, Saaremaa é o lugar perfeito para aquele turista que busca um destino completamente diferente: a ilha, terceira maior do país, possui flora e fauna muito diversificadas e é possível explorar as trilhas na Reserva Natural Viidumäe e apreciar as milhares de aves migratórias e orquídeas selvagens. Além disso, os viajantes que são ligados em cultura local não podem deixar de visitar as igrejas medievais de pedra, ruínas do castelo Maas e museu da fazenda Mihkli.

Onde ficar: No meio de zimbros e pastos, o hóspede vai encontrar uma propriedade diferente. O hotel de fazenda rural Mardi Farm Staytem com casas de madeira tradicionais e apartamentos em um moinho de vento convertido. Enquanto as crianças se divertem em uma casa na árvore, os adultos podem acompanhar os anfitriões floresta adentro para colher cogumelos ou ainda embarcar para uma pesca matinal.

Marvão, Portugal

A apenas alguns quilômetros da Espanha, fica a pacífica cidade portuguesa de Marvão, no topo mais alta da Serra de São Mamede. Por isso mesmo, uma das melhores maneiras de apreciar essa cidade é de cima, do topo da Torre de Menagem do Castelo de Marvão. Para conhecer a cultura local e os costumes dos habitantes, a sugestão é se programar para visitar a cidade durante o Festival da Castanha, realizado em novembro.

Onde ficar: A Quinta do Vaqueirinho é um acolhedor hotel-fazenda restaurado na área rural de Portugal. A propriedade oferece 5 quartos confortáveis com ar-condicionado, uma lareira tradicional e um jardim pitoresco ao ar livre. Os quartos e as áreas comuns são decorados em estilo tradicional e os equipamentos de fazenda de época ainda ficam na propriedade para apreciação dos hóspedes.

Nagaland, Índia

Nagaland é conhecida pela riqueza de sua flora e fauna, onde é possível ficar bem perto da natureza, principalmente da vida selvagem. A região é povoada por diversas tribos indígenas, que promovem festivais e mercados que celebram seus costumes e fomentam a economia do lugar, atraindo turistas ávidos pela cultura local. Por ser um local de natureza quase intocada, Nagaland promove uma campanha para se tornar livre de plástico até dezembro de 2019.

Onde ficar: O Hotel Seb Tower fica em Dimapur, a maior cidade da região de Nagaland. Entre as comodidades da propriedade estão um restaurante, serviço de quarto e Wi-Fi gratuito. Todos os quartos do hotel estão equipados com área de estar, banheira e até uma estação de trabalho.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Fotos: Divulgação

Foto destaque por Istock/ Benedetta Gelli

Comentários

Sair da versão mobile