Não é uma novidade que há muitas curiosidades sobre o Egito, né?
Afinal, o país africano que tem roteiros espetáculares de viagem, abriga os segredos de faraós, templos majestosos, as seculares pirâmides e muitas múmias bem preservadas.
Pensando nas curiosidades mais interessantes do país, listei as 5 que mais me chamaram a atenção, durante a minha viagem ao destino. Dá uma olhada nas minhas descobertas e depois me diga se não são realmente interessantes.
5 curiosidades sobre o Egito
1) A Maldição de Tutankamon existiu ou não?
Até hoje não se sabe ao certo se a Maldição de Tutankamon é verdadeira ou não.
Como a história conta, em 1922, arqueólogos descobriram a tumba do faraó Tutankamon, no Vale dos Reis, em Luxor.
Em um dos pertences de Tutankamon estava escrito “A morte vai atacar com o seu tridente, aquele que perturbar o sono do faraó”.
E, pouco tempo depois da descoberta, os arqueólogos morreram.
Para especialistas, os profissionais morreram devido a um fungo, que estava presente na tumba e o mesmo comprometeu os pulmões. Já para alguns egípcios e muitos turistas, a maldição pode ser algo real.
O fato misterioso, sendo verdade ou não, atrai muita gente a Cairo e a Luxor, para conhecer mais sobre a lenda e os interessantes pertences do afortunado faraó.
2) Templo de Abu Simbel foi reconstruído como um quebra-cabeça
O Templo de Abu Simbel, um dos mais bonitos do Egito, é tido como Patrimônio Histórico pela UNESCO.
Com o objetivo de comemorar a batalha de Kardesh, ele foi construído pelo rei Ramsés II e é muito popular por suas gigantes esculturas.
No século passado, especialistas constataram que o Rio Nilo estava se aproximando do templo e poderia submergi-lo, o que poderia danificar muito a construção.
Como o templo foi esculpido em uma montanha, foi necessário cortá-lo em pedaços, para ser transportado para uma região sem inundações.
Tudo foi feito de forma muito cuidadosa por alguns países membros da ONU e, graças a este trabalho em conjunto, o Templo continua intacto e recebendo visitantes do mundo todo.
Recomendo a visita, por sinal! É lindo mesmo!
3) Cadê a Cleópatra?
Todo turista que vai ao Egito pensa na Cleópatra e a sua intensa história de amor e de batalhas no país.
O que muitos não sabem é que a sua tumba nunca foi encontrada e há uma certa corrida entre arqueólogos no país, pois seria um achado de grande importância na história do mundo.
Enquanto a última rainha da dinastia de Ptolomeu não é encontrada, só nos resta visitar a sua cidade natal, Alexandria.
4) 25 semáforos em uma cidade com 20 milhões de habitantes
Cairo, a capital do Egito, é uma cidade imensa, com 20 milhões de habitantes.
No “cairotico” trânsito, a gente vê de tudo, entre um ponto turístico e outro! Motocicletas com até 5 pessoas, carroças, veículos, camelos e pessoas andando em todas as direções.
Para organizar tudo isso, escutamos buzinas e gritos, porque semáforos realmente não têm. Na cidade do Cairo, por sinal, tem apenas 25 deles. Haja buzinas!
5) É proibído demonstrar afeto em público
Não é bem visto entre os egípcios demonstrações públicas de afeto. Beijos entre casais, andar de mãos dadas, abraçar, nada disso!
Ao passear pelas cidades mais turísticas do Egito, você apenas verá relação de afeto apenas entre os homens. Eles dão 3 beijos na bochecha entre eles e, em algumas circunstâncias, andam de mãos dadas.
Gostou das curiosidades sobre o Egito? Deixe o seu comentário, que logo respondemos 🙂
Por Leda De Luca
Dicas para viagens extraordinárias e roteiros personalizados.