Inserida no Arquipélago de Tinharé, no Baixo Sul da Bahia, a ilha de Boipeba é um destino que chama a atenção por suas paisagens paradisíacas, receptividade de seu povo e tranquilidade que oferece a quem ali aporta.
Cercado de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno, o destino da Costa do Dendê pertence ao município de Cairu e tem uma população de pouco mais de 15 mil habitantes, o que contribui para a constante sensação de tranquilidade que transmite aos seus visitantes.
Ideal para casais, famílias e até grupos de amigos que estão em busca de contato com a natureza e relaxamento, a ilha ainda guarda um ar de rusticidade que a difere da vizinha mais badalada Morro de São Paulo.
Para quem visita o lugar pela primeira vez, listamos a seguir cinco passeios imperdíveis para curtir o melhor dos atrativos locais:
O passeio que percorre os principais pontos da Ilha de Boipeba é a principal pedida para os visitantes conhecerem algumas das melhores praias da região, além das piscinas naturais e outros cantinhos especiais por lá.
Em geral, o roteiro, que é amplamente oferecido do píer de chegada até as areias da praia de Boca da Barra, faz um percurso que visita as piscinas naturais de Moreré, onde é possível fazer snorkel para ver peixinhos e corais – e também socializar em alguns bares flutuantes; seguindo para as piscinas naturais de Castelhanos e a praia de mesmo nome, onde, além de curtir a natureza, o visitante pode relaxar nas barracas locais com estrutura de bebidas e petiscos.
O passeio, que dura praticamente o dia todo, tem ainda parada para o almoço no povoado de Cova da Onça e drinks no pôr do sol em um criadouro de ostras e bar flutuante.
Informações: Boipeba Expedições (Expedito) – (71) 99211-7718
Canoagem ou caiaque pelo manguezal
Boipeba chama a atenção dos viajantes principalmente por sua rara beleza natural e grande diversidade de ecossistemas que lhe rendeu, inclusive, o reconhecimento como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Integrado à Área de Preservação Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba, o destino baiano conta com extensa área de manguezais, além de floresta densa da Mata Atlântica, restinga e dunas.
Portanto, desvendar esse ecossistema é um passeio imperdível por lá!
Seja de canoa ou de caiaque, o roteiro guiado passa primeiro pela parte de fora do manguezal, que na região tem predominância do mangue vermelho – além do branco e do siriúba – até adentrar uma trilha natural onde é possível observar bem de perto a rica vida de pássaros, peixes e crustáceos.
Os tipos de caranguejo mais comuns nessa região são o aratu e o goio, mas também existem siris e mariscos como ostras, lambretas e sururus.
Além do tradicional passeio da tarde – respeitando o melhor momento da maré -, ultimamente há outro roteiro pelo mangue que vem fazendo a cabeça dos turistas: o noturno.
Isso porque, quando a luz do sol se vai, é possível observar um raro fenômeno em Boipeba, o da bioluminescência. O espetáculo de luzes é causado pelos milhares de fitoplanctons presentes na água do mangue e, apesar de difícil de ser registrado, rende uma experiência única.
Informações: Neri – (75) 9966-2731
Quem está acostumado a fazer passeios a cavalo pelas montanhas do interior do Brasil pode se surpreender com a experiência de cavalgar à beira-mar.
Em Boipeba, essa é mais uma maneira de conhecer as principais praias da ilha. Ideal, inclusive, para quem prefere não fazer todo o percurso caminhando.
O roteiro sai da vila de Boipeba e percorre as praias de Tassimirim, Cueira, Moreré e Bainema, além de trechos de coqueirais dentro de uma fazenda, rios como Cairu e Oritibe e a vila de Moreré, com seu charme rústico.
Informações: Boipeba Horse (Nascimar) – (75) 9250-5176
Degustar a típica caipirinha de cacau com biribiri e o pastel de lagosta
A gastronomia da região, como é comum em todo o Nordeste, se baseia principalmente em frutos do mar. Portanto, o que não faltam são opções de moquecas e outros pratos com peixes, camarões e polvo, por exemplo.
Mas, na ilha, dois itens são praticamente obrigatórios para degustação o pastel de lagosta com queijo e banana da terra e a caipirinha de cacau com biribiri.
As delícias estão disponíveis em diversos lugares de Boipeba, mas a forma mais tradicional de prová-las é na Praia de Castelhanos, que pode ser acessada por trilha ou de quadriciclo, além do passeio de barco.
Informações: @luzdo_oceano
Ver o pôr do sol do bar flutuante
O pôr do sol de Boipeba é famoso em toda a Bahia. Não à toa, já que o espetáculo encanta a todos compondo a paisagem entre mar e rio do Inferno.
Por lá, além de alguns points em lugares altos da ilha, uma das melhores opções para curtir o fim de tarde como uma bela vista do show da natureza é o Portal das Ostras, restaurante flutuante que fica entre as ilhas Cairu e Boipeba e oferece, não só os mariscos, como também pratos com peixes e outros frutos do mar, assim como drinks especiais.
Informações: facebook.com/portaldasostras
Onde ficar
Pousada Mangabeiras
Situada no alto de uma colina, bem no meio da mata, entre as praias de Boca da Carra e Tassimirim, a Pousada Mangabeiras se destaca por oferecer conforto, bem-estar e bons serviços privilegiando o contato com a natureza desde a chegada – que passa por uma pequena trilha e tem elevador em meio ao verde para chegar até a recepção.
Com apenas 11 bangalôs bem distribuídos entre os jardins do espaço e com vista para o mar, a pousada é um refúgio de exclusividade e oferece, ainda, um restaurante que oferece o melhor da gastronomia com ingredientes regionais e preparos dignos de grandes restaurantes, e área de piscina.
Na recepção, a bem-treinada equipe da pousada indica os melhores passeios para se fazer em Boipeba com todas as informações, orientações e apoio para os roteiros turísticos.
Informações: pousadamangabeiras.com.br
Texto e fotos por: Eliria Buso
*A jornalista viajou a convite da Pousada Mangabeiras