A França é um destino tão querido e um sonho de turismo de muitos. E por lá há muito mais além da imponente Torre Eiffel e do Palácio de Versalhes. Listamos cinco cidades charmosas e cheias de atrativos para todos os gostos. Confira:
Marselha
A mais antiga cidade da França e sede do mais importante porto do país fica na região de Provence Alpes-Côte d’Azur. A cosmopolita cidade tem muitos museus, teatros e igrejas. Seu principal cartão-postal é a Basílica de Notre-Dame de la Garde, com arquitetura clássica bem preservada. A cerca de 30 km de Marselha ficam Aix-em-Provence, que preserva até hoje o estúdio do pintor impressionista Paul Cézanne, e Cassis, berço do licor de mesmo nome.
Bordeaux
Bordeaux é destino dos mais famosos vinhos do mundo. São mais de 7.000 vinícolas distribuídas em seus 120.000 hectares, em média. “La Cité du Vin” é na verdade o paraíso dos enófilos. O enorme edifício projetado por Anouk Legendre e Nicolas Desmazières se assemelha à forma que o vinho balança assim que é despejado na taça. O gigantesco museu tem como propósito mostrar o vinho através de diversas culturas ao longo dos anos e ao redor do mundo.
Beyanc-et-Cazenac
Erguida sobre uma montanha, a cidadela medieval de Beyanc-et-Cazenac conta com um charme de cidade interiorana. Repleta de típicas lojinhas, além de um castelo e um rio, a aldeia se tornou umas das “Les plus beaux villages de France” – as mais belas vilas da França.
Reims
Reims tem um rico centro histórico e conjuntos arquitetônicos de tirar o fôlego. Entre as principais atrações está a Catedral de Notre Dame de Reims, um edifício de mais de 800 anos. Em estilo gótico, é aquele tipo de lugar que você não consegue desviar o olhar. Juntamente com a Catedral de Chartres, ambas compõem a dupla de catedrais góticas mais importantes da França.
Biarritz
Localizada na fronteira com a Espanha, Biarritz é um destino inusitado e tranquilo para quem quer fugir das cidades mais cosmopolitas. A estância balnear tranquila e elegante está situada na Baía da Biscaia e ficou conhecida por ser dona de belas praias que oferecem um mar excelente para a prática de surfe, sendo cenário de diversas competições mundiais.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por OSTILL