Ícone do site Qual Viagem

5 cidades para um bate-volta a partir de São Paulo

Beautiful houses from Holanbra/Brasil

Quem ainda não se programou para as férias de fim de ano e não pretende ir muito longe da capital paulista, o interior surge com infinitas possibilidades de destinos para a sua próxima viagem. Pensando nisso, selecionamos aqui cinco lugares incríveis para que você possa descansar em uma viagem longa de férias ou apenas um bate-volta. Confira:

Holambra

Foto por iStock / andreswd

Conhecida como a Cidade das Flores, Holambra foi fundada em 1948 com a mistura dos nomes de Brasil, América e Holanda, ficando a menos de duas horas de distância da capital paulista. A maior produtora de flores do país é um dos principais pontos turísticos do interior de São Paulo pela beleza ímpar e atrações que tornam a cidade única. Logo na entrada da cidade, o Portal Turístico de Holambra dá boas-vindas aos visitantes, com uma arquitetura que remete às clássicas construções holandesas. Outro local que espelha a cultura europeia é o Boulevard Holandês, que abriga diversas casinhas coloridas que imitam o estilo das construções da Holanda. Destaque para os diversos moinhos espalhados por toda cidade. Um bom ponto para fotos.

Itu

Foto por Divulgação

Localizada a apenas 100 km de São Paulo, Itu é conhecida como a “cidade dos exageros” e famosa pelos objetos gigantes espalhados em um dos municípios mais antigos de São Paulo. Para aproveitar o clima família da cidade, a Fazenda Capoava, com quase três séculos de existência, oferece aos seus visitantes e hóspedes uma verdadeira imersão cultural histórica, passando por importantes períodos, como o engenho do açúcar e o ciclo do café. Destaque para a casa sede, onde é possível se hospedar em chalés anexos, construída em taipa de pilão e erguida ao melhor estilo bandeirista. Uma vez no local, é possível visitar o Museu – Espaço Memória, anexo à propriedade e construído tal como toda a Fazenda Capoava. O atrativo abriga preciosas informações sobre os ciclos econômicos da região de Itu, assim como a cultura alimentar a partir do século XVIII e o papel das mulheres nessa dinâmica. Mediante reserva antecipada, é possível almoçar na Fazenda e desfrutar de sua deliciosa culinária brasileira ao estilo ”comfort food”.

Bragança Paulista

Foto por iStock / Wellington dos Santos Castor

Outra opção bem interessante para um bate-volta é Bragança Paulista, uma das cidades mais tranquilas e aconchegantes do país. O destino é ideal para passear com a família e desfrutar de sua rica cultura, gastronomia e hospitalidade. A Praça Raul Leme, aliás, é perfeita para conhecer pessoas, assistir a atrações culturais e fazer compras nas lojinhas que ficam próximas. Para os esportistas e amantes da natureza, o Lago Taboão é indispensável no roteiro. A atração é um dos cartões-postais de Bragança. Uma vez no local, lembre-se: a viagem não está completa sem experimentar a famosa e tradicional linguiça de Bragança, prato típico da cidade, mantendo a tradição da receita trazida pelos imigrantes italianos.

Cunha

Foto por iStock / marstockphoto

Uma cidade extremamente rural, favorece um contato mais íntimo com a natureza, com diversas trilhas, cachoeiras e passeios ecológicos para toda a família curtir. Localizada a 230 km de São Paulo, fazendo divisa com o estado do Rio de Janeiro, o principal atrativo da cidade é o Lavandário, longos campos de lavanda para um passeio calmo desfrutando do que de melhor a natureza pode nos oferecer, podendo terminar o dia vendo o pôr do sol no meio das montanhas. Além de ponto turístico, o local se tornou um grande produtor de artigos para os turistas, como óleos, sabonetes e até mesmo sorvetes à base das plantas. Para se refrescar, o que não falta na cidade são cachoeiras – vale o destaque para a Cachoeira da Pimenta, sendo a de mais fácil acesso e com pontos diferentes para se refrescar nas piscinas naturais.

Louveira

Foto por iStock / patrickds

O turismo rural, que já é uma prática bastante intensa nos estados do Sul, começa a ganhar destaque no interior de São Paulo. A cidade de Louveira, que está a 70 km da capital paulista, reúne cerca de 10 atrativos ligados à produção agrícola, com destaque para a produção de frutas e hortaliças – a cidade tem uma das mais fortes produções de uva do interior do estado. Os passeios permitem que as famílias se desconectem do caos urbano e mergulhem em atmosferas mais calmas e acolhedoras. Louveira reúne um ótimo roteiro de passeios em fazendas e propriedades rurais de famílias tradicionais italianas, que viram no turismo rural uma oportunidade de resgatar as origens e proporcionar aos visitantes experiências únicas.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / FerreiraSilva

Comentários

Sair da versão mobile