A terra do sol nascente, das tradições e de rica cultura vem atraindo cada vez mais brasileiros e conquistando turistas do mundo inteiro com tudo o que pode oferecer. Em 2020, o Japão será o destino das Olimpíadas – mais um motivo para visitar esse país. Conhecer a cultura, a gastronomia e as belezas do Japão é algo imperdível. Por isso, confira abaixo cinco destinos que não podem ficar de fora da sua viagem:
Tóquio
A capital do Japão é a maior metrópole do planeta, com edifícios espetaculares, quilômetros de linhas de trem e metrô, ruas incrivelmente limpas e um povo educado. Com lados opostos, Tóquio oferece o melhor dos dois mundos: a parte histórica e a parte moderna, coberta de painéis de neon. Na parte histórica pode-se encontrar um vilarejo de pescadores, que surgiu a volta do rio Sumida, onde se encontra o distrito de Asakusa, com o icônico templo Sensoji. Já a parte jovem e vanguardista está nas animadas ruas de Shibuya e nas baladas de Roppongi. Nos arredores da capital você ainda se diverte na Tokyo Disneyland, Yokohana, Buda de Jamakura, Museu Nacional de Tóquio, Tóquio Skytree e Parque Ueno, onde estão localizadas as lindas e famosas cerejeiras.
Kyoto
Muito tradicional, Kyoto é mais moderna do que parece e também conhecida como o coração do Japão. Localizada no sul do país, na ilha de Honshu, a cidade foi a capital do país até 1868, quando foi substituída por Tóquio. Destino imperdível e perfeito para entender os costumes japoneses, a cidade preserva sua cultura antiga e arquitetura que se destaca entre diversos destinos do mundo. Kyoto reúne obras arquitetônicas, lindos jardins, templos e castelos. O antigo centro do poder político do país tem exatamente nos templos suas principais atrações. Os templos Kinkaku-ji, Ginkaku, Kiyomizu-Dera e Fushimi Inari-Taisha estão entre os lugares mais visitados da cidade. Não deixe de conhecer o Nishiki Market, um mercado com as mais variadas comidas, e de fazer um passeio no shinkansen (trem bala), conhecendo destinos como Osaka, Hiroshima e Nara.
Hiroshima
A Cidade da Paz encanta com sua história de força e superação nas últimas décadas e é uma parada obrigatória para quem deseja sentir a história do Japão. A região central da cidade possui pontos turísticos históricos voltados para os tristes acontecimentos da bomba de 1945, como o Parque Memorial da Paz e o Museu Memorial da Paz, que possui um acervo muito impactante, com diversos objetos utilizados por pessoas atingidas diretamente pela bomba. O castelo de Hiroshima é um ponto icônico e cenário de muitas fotografias. Um dos principais cartões postais do Japão é a estação de trem da cidade, na ilha de Miyajima. A ilha é um lugar turístico e abriga um tori gigante, sendo um dos cenários mais bonitos do país.
Nara
Localizado a cerca de 45 km de Kyoto, Nara é pequena e guarda alguns tesouros culturais que valem muito a visita, mesmo que seja em um passeio de bate e volta. As atrações mais importantes de Nara estão dentro do Nara Park, um parque público muito grande com dezenas de árvores e vários veados que ficam passeando nos gramados. Ainda dentro do parque é possível visitar o templo Todai-ji. O templo é enorme e surpreende a todos com suas construções exterior e principalmente interior, onde está uma estátua de bronze de 15 metros de um Buda. O edifício do templo é considerado uma das maiores estruturas de madeira do mundo. Visite também o santuário Kasuga Taisha, conhecido por dezenas de lanternas que estão localizadas dentro e fora do edifício. Por último, visite o templo de cinco andares Kofuku-ji e o Nara National Museum.
Osaka
A segunda maior região metropolitana do Japão é uma cidade cheia de atrações, vibrações, modernidades e cenários icônicos. Entre os principais pontos de Osaka estão o Osaka Castle, a área de Namba (perfeita para compras), o Osaka Aquarium e o parque temático Universal Studios, ideal para quem gosta de diversão. Para conhecer um pouco da história, visite os oito andares do castelo, que expõem alguns artefatos históricos.
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / chairedevil