Neste mês, mais três monumentos projetados pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer foram tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o conjunto de edificações projetadas para o Parque do Ibirapuera e a Passarela do Samba agora fazem parte do Conjunto da Obra de Oscar Niemeyer, protegido desde 2007 em homenagem ao centenário do arquiteto. Confira aqui uma lista com cinco cidades brasileiras que contam com algumas das mais belas obras assinadas por Niemeyer:
Brasília
Niemeyer foi escolhido pelo presidente Juscelino Kubitschek para projetar vários edifícios em Brasília. A lista de obras do arquiteto na capital brasileira é muito grande: o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Teatro Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes, a Catedral de Brasília, o Palácio do Itamaraty, entre muitos outros.
São Paulo
São Paulo possui diversas obras de Niemeyer e, sem dúvida, as que fazem parte do conjunto arquitetônico do Parque do Ibirapuera são as mais famosas. Graças às construções assinadas pelo arquiteto, como a Marquise, a Oca, o Pavilhão da Fundação Bienal e o Auditório Ibirapuera, o parque tornou-se um espaço cultural. Niemeyer também projetou o Edifício Copan e o Memorial da América Latina.
Belo Horizonte
O Complexo Arquitetônico da Pampulha foi encomendado por Juscelino Kubistchek, na época prefeito de Belo Horizonte. Trata-se de um conjunto de prédios com várias curvas, em torno de um lago artificial. O mais famoso é a Igreja de São Francisco de Assis.
Niterói
Inaugurado em 1996, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) possui uma arquitetura ousada e futurística, que lembra um disco voador, e proporciona uma vista de tirar o fôlego. O MAC tem 2500 metros quadrados de área e a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.
Rio de Janeiro
Mais conhecida como Sambódromo, a Passarela do Samba destaca-se pela Praça da Apoteose, marcada por um grande arco que leva o estilo característico de Niemeyer. O arquiteto assinou várias outras construções, como sua própria residência, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Texto por: Patrícia Chemin, com informações do Iphan.
Foto destaque por: iStock / jcamilobernal