Lisboa é uma das cidades europeias favoritas entre os brasileiros. Ao chegar na capital portuguesa, é difícil não se sentir em casa. Lisboa é muito agradável e possui inúmeros monumentos e outros pontos turísticos que você não pode deixar de visitar. O ideal é conhecer todos os cantos da cidade, mas há alguns bairros que precisam estar no seu roteiro de viagem:
Alfama
O mais antigo e um dos mais famosos bairros de Lisboa, Alfama fica na beira do Rio Tejo e, ao longo de suas ladeiras e ruelas estreitas, guarda tesouros históricos. Lá você pode encontrar a Sé de Lisboa, o Castelo de São Jorge e inúmeras casas de fado.
Belém
Um pouco mais afastado do centro, Belém preserva alguns dos mais importantes monumentos de Lisboa. Entre eles estão o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos. Vale também experimentar os pastéis de Belém originais.
Bairro Alto
Ruas de pedra e casas antigas são cenários clássicos desse antigo bairro de Lisboa. O Bairro Alto fica na região central e é repleto de lojas, restaurantes e cafés. De dia é mais tranquilo, já que o maior agito acontece à noite.
Baixa
Também no centro, a Baixa engloba as ruas no entorno da Rua Augusta, com seu chão todo de pedras e muitas lojas. Vale também mencionar o bairro vizinho, o Chiado, que possui construções clássicas, estabelecimentos comerciais tradicionais e muitos cafés – bem semelhante à região da Baixa.
Parque das Nações
Na parte oriental da cidade, o Parque das Nações é a parte mais moderna de Lisboa, com atrações de lazer, como o Oceanário e o teleférico, e incríveis obras arquitetônicas, como a Ponte Vasco da Gama. A área foi totalmente revitalizada para a EXPO ’98.
Mais informações em: visitlisboa.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Sean Pavone