Da nascente à foz, o rio São Francisco percorre mais de 2800 km, ao longo de cinco estados e 521 municípios. O mais extenso rio totalmente brasileiro é caudaloso, possui inúmeras curvas e quedas e corta as mais diversas paisagens, da mata ao sertão. O Velho Chico, tão querido pela população, tem seu curso repleto de belos cenários que valem a visita. Conheça aqui cinco deles:
Serra da Canastra (MG)
O Parque Nacional da Serra da Canastra, além de ser repleto de paisagens de mata e cerrado de tirar o fôlego, abriga a nascente do rio São Francisco. Depois de correr por alguns quilômetros, o rio sofre uma queda de quase 200 metros, formando a cachoeira Casca d’Anta, um dos cenários mais bonitos do parque. A região da Serra da Canastra é um ótimo destino de turismo ecológico.
Pirapora (MG)
A principal atração da cidade é navegar pelo São Francisco a bordo do Benjamim Guimarães, um grande barco a vapor construído há mais de cem anos. Pirapora oferece outras várias atividades, a maioria delas pelo rio: pesca esportiva, banho de cachoeiras, Rafting, canoagem, passeio de jet ski e muito mais.
Paulo Afonso (BA)
Conhecida por suas usinas hidrelétricas, a cidade oferece boas opções de ecoturismo. Lá, o rio São Francisco corre por um vale entre paredões rochosos e passa por baixa da famosa ponte D. Pedro II, que liga a Bahia ao Alagoas e é onde pessoas praticam bungee-jump.
Delmiro Gouveia (AL)
Em meio ao sertão alagoano, passeios de barco levam até o Cânion do Xingó. O rio corre entre paredões e passa por grutas e cavernas, em cenários impressionantes. Há até um sítio arqueológico na região. Para quem quer se aventurar, há trilhas ecológicas e esportes radicais, como escaladas e rapel.
Piaçabuçu (AL)
É onde o rio deságua no mar, o que dá para observar de pertinho em barcos que percorrem os últimos quilômetros do rio. Há belas praias na cidade, como a Pontal do Peba, com dunas, mangues, Mata Atlântica e coqueirais.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Chico Ferreira via Flickr