Ícone do site Qual Viagem

5 atrativos para visitar no Rio de Janeiro de patinete

Foto via iStock por R.M. Nunes

O Rio de Janeiro, conhecido por suas paisagens deslumbrantes e rica diversidade cultural, é um destino que encanta tanto turistas quanto moradores locais. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a expectativa é que a cidade receba cerca de 991 mil turistas estrangeiros entre janeiro e março de 2025.

Repleta de pontos icônicos e opções para todos os estilos de passeio, a cidade também  tem se destacado por iniciativas que tornam a mobilidade mais dinâmica e acessível. É nesse cenário que a Whoosh, empresa de micromobilidade, surge como uma alternativa prática e sustentável, oferecendo patinetes elétricas para facilitar a exploração da cidade. Com mais de 1.500 unidades distribuídas em bairros estratégicos, a companhia conecta os moradores e visitantes aos principais destinos do Rio de Janeiro de maneira ágil e intuitiva.

E ainda, com foco na segurança do usuário, para que esse mobilidade seja prática e segura, a empresa reduz a velocidade das patinetes na orla durante os finais de semana, além de comunicar que nas vias que são fechadas aos domingos para que os pedestres usufruam do espaço, as patinetes não podem trafegar, tendo seu uso restrito às ciclovias e ciclofaixas, para que assim a mobilidade seja sustentável para todos os envolvidos.

Seja para explorar pontos turísticos, evitar o trânsito ou simplesmente curtir a cidade, a Whoosh preparou uma lista com cinco destinos imperdíveis para aproveitar o melhor do Rio  de patinete elétrica.

Ciclovia da Praia de Copacabana

Foto por Alexandre Macieira /Riotur

Nada mais clássico do que iniciar a jornada pela famosa Praia de Copacabana. A ciclovia à beira-mar proporciona vistas deslumbrantes do oceano e é perfeita para um passeio descontraído. Além disso, a região oferece opções imperdíveis, como uma visita ao Forte de Copacabana, onde é possível apreciar a vista panorâmica do mar e degustar um café na tradicional Confeitaria Colombo.

Para quem gosta de cultura, o Teatro Gláucio Gill, nas proximidades, é uma ótima pedida. Aproveite para estacionar em um dos pontos da Whoosh, e mergulhar nas águas da praia ou experimentar um dos quiosques da orla.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Foto por Alexandre Macieira / Riotur

Cercada por montanhas e com o Cristo Redentor ao fundo, a Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos cartões postais ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. A ciclovia ao redor da lagoa é ampla e segura, permitindo um passeio agradável de patinete, especialmente ao pôr do sol. Ao dar uma volta é possível tomar uma água de coco e assistir aos pedalinhos na lagoa.

Aterro do Flamengo

Foto por Alexandre Macieira/Riotur

Um dos maiores parques da cidade, o Aterro do Flamengo combina áreas verdes, ciclovias sombreadas e vistas para a Baía de Guanabara. É um ótimo destino para famílias e oferece uma experiência única de mobilidade integrada com paisagens urbanas e naturais. O local tem ainda uma paisagem deslumbrante para o Pão de Açúcar.

Jardim Botânico

Foto via iStock por mikolajn

Localizado em um dos bairros mais charmosos do Rio, o Jardim Botânico é um refúgio para quem busca explorar a biodiversidade local. A região é bem servida de ciclovias e pontos de estacionamento das patinetes Whoosh, facilitando o acesso ao parque e seus arredores.

Uma das joias da área é o Parque Lage, um espaço icônico que combina história, arte e natureza. O parque abriga o belo palacete da Escola de Artes Visuais e oferece trilhas leves que conduzem à base do Corcovado, além de um café charmoso com vista para o Cristo Redentor. Para completar a experiência, a região é repleta de bares e restaurantes renomados, tornando-se um destino ideal para quem deseja apreciar a boa gastronomia carioca depois de explorar as atrações.

Ciclovia da Praia do Leblon até Ipanema

A rota entre as praias do Leblon e Ipanema oferece um dos cenários mais fotogênicos da cidade. Curta de Whoosh por esta ciclovia e contemple o Morro Dois Irmãos, as águas cristalinas e o movimento descontraído da orla.

Por fim, o aluguel das patinetes é feito de forma 100% digital, com custo inicial de R$ 2 e tarifa de R$0,80 por minuto. A operação funciona 24 horas por dia e o encerramento da corrida é feito nos pontos de estacionamento da Whoosh, visando proporcionar um serviço de micromobilidade mais dinâmico e seguro para quem pretende se locomover pelo Rio de Janeiro durante o verão.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque via iStock por R.M. Nunes

Comentários

Sair da versão mobile