A natureza é sem dúvida o principal atrativo turístico da Noruega. O país foi abençoado com cenários e fenômenos estonteantes, que deixam qualquer visitante maravilhado. Existem diferentes formas de curtir todas essas atrações naturais, que vão desde a simples admiração até as aventuras mais radicais. Confira abaixo cinco destaques da Noruega que você precisa ver de perto:
Fiordes
O grande diferencial dos fiordes da Noruega é que eles são acessíveis e contam com uma estrutura turística impecável. Existem mais de mil fiordes no país, porém os mais icônicos se encontram na costa oeste – como o Geiranger e o Nærøy (Patrimônios da Humanidade da UNESCO) e o Sogne (o maior e o mais profundo da Noruega). Às margens dos fiordes se encontram vilarejos muito charmosos, com um povo hospitaleiro e uma hotelaria histórica que mostra toda a tradição norueguesa. As opções de atividades nesses lugares são praticamente infinitas, incluindo cruzeiros, trilhas, ciclismo, canoagem, caiaque, escalada e muito mais.
Montanhas
Uma das paisagens mais fotografadas da Noruega são suas montanhas. Para os experientes, existem muitos pontos ideais para a escalada, como o vale de Romsdalen – conhecido como o coração alpino da Noruega –, que atrai escaladores do mundo inteiro. Outra opção para explorar as montanhas do país é fazer trilhas, alcançando os mirantes mais incríveis. Algumas das trilhas mais conhecidas são a de Pulpit Rock (foto), Trolltunga e Kjerag, todas localizadas na região dos fiordes.
Geleiras
As geleiras da Noruega são verdadeiras maravilhas da natureza. Na região dos fiordes, está Jostedalsbreen, a maior geleira da Europa, que cobre mais de 400 km2 e atinge uma espessura de 600 m. Com o auxílio de guias experientes e equipamento adequado para garantir a segurança, a experiência de caminhar no gelo tem tudo para ser inesquecível. Também é possível fazer escaladas e, em algumas geleiras, como Tystigbreen e Folgefonna, existem centros de esqui de verão.
Aurora Boreal
Não existem palavras para descrever a experiência de admirar as luzes dançantes da aurora boreal na Noruega. O diferencial de observar o fenômeno no país é, mais uma vez, a facilidade de acesso e a estrutura turística completa, que permite que os viajantes embarquem nessa aventura com todo o conforto. As maiores chances de presenciar a aurora boreal acontecem no inverno, entre os meses de dezembro e março, na região norte do país. A cidade de Tromsø merece destaque e passou a ser conhecida como a “capital da aurora boreal”. Mas para quem quer levar a experiência além das cidades, existem diversas excursões inusitadas para ir à caça do fenômeno, como um passeio de snowmobile ou de trenó.
Sol da Meia-Noite
Durante os meses de verão, por conta da inclinação da terra em relação ao sol, o norte da Noruega fica o dia todo iluminado. Muitas pessoas vão até destinos acima do Círculo Polar Ártico, como o Cabo Norte (ponto mais setentrional da Europa) para observar o sol que não se põe no horizonte, um verdadeiro espetáculo. As ilhas Svalbard também podem ser um destino ideal para presenciar o fenômeno, já que por lá o sol não se põe entre os meses de abril e agosto. Durante este período, acontecem diversos eventos pela madrugada, com destaque para a Maratona do Sol da Meia-Noite e os torneios de golfe.
Mais informações em: visitnorway.com.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / SimonDannhauer